Diz uma máxima popular que o “olho do dono é que engorda o gado”, mas para adaptar aos tempos de pandemia do novo coronavírus o certo é que o olhar das autoridades é que preserva vidas. O município de Fundão reabriu a feira de hortaliças sob olhares atentos das autoridades. A feira ocorreu na última sexta-feira (5 de junho) em Praia Grande, orla do município, e sábado (6 de junho) em Timbuí e Fundão-Sede.
Limitada a 25 barracas na Sede do município, os feirantes puderam realizar o escoamento de seus produtos, apesar de ainda ocupar posição de risco alto no mapa de gestão do Governo do Estado.
Tanto em Praia Grande quanto em Timbuí houve a participação de apenas quatro barracas para venda dos produtos.
Em todos os lugares, foi armado um portal de entrada para que os técnicos de enfermagem pudessem aferir a temperatura das pessoas e também distribuir máscaras e informativos sobre a pandemia.
“Em Fundão, há um total de 50 barracas que ficarão divididas em escala: 25 barracas participaram no primeiro sábado e outras 25 participarão no próximo sábado. Lembrando que algumas atividades econômicas funcionando vão depender de cada um fazer a sua parte. Fundão continua com risco alto, mas todas as medidas recomendadas foram bem acompanhadas e deu certo”, assinalou o gerente da Defesa Civil de Fundão, Valfran Nunes.
Como houve controle de acesso das pessoas nas entradas das feiras, estima-se que o total de consumidores nos locais tenha sido em torno de 250 pessoas.
“Esse volume de pessoas nos leva a acreditar que só saíram de casa as pessoas que realmente necessitavam de fazer tais compras. O único lugar que houve uma pequena resistência em relação ao uso de máscara foi Praia Grande. Nós doamos, nos dois dias apenas 15 máscaras. E o tempo de permanência das pessoas nos locais ficou entre 10 e 15 minutos”, relatou o gerente de Defesa Civil de Fundão.
Vale lembrar que o uso de máscaras, além de fundamental para a proteção das pessoas, também é obrigatório em todo o Espírito Santo.
O funcionamento da feira de hortaliças de Fundão contou com a participação da Secretaria de Agricultura de Fundão, setores de Fiscalização de Postura e de Vigilância Sanitária, servidores da Secretaria de Saúde de Fundão e a Defesa Civil.