Diante das constantes visitas de turistas em sua praia, a comunidade do distrito se uniu e pediu ao Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (Cicasc) que tomasse uma atitude para evitar aglomerações e passeios de pessoas sem máscaras, tal como tem acontecido nos finais de semana ensolarados. A pandemia do novo coronavírus impôs novos hábitos para todos, o que inclui distanciamento social.
Ocorre que muitas pessoas burlam o isolamento social e decidem se arriscar e também colocar em risco a saúde de quem mora em Santa Cruz. Isso acontece todas as vezes que as pessoas circulam livremente sem barreiras físicas de proteção (máscaras) e também todas as vezes que se aglomeram.
O presidente do Cicasc, Shacen Bucher, explicou que as ações que estão ao seu alcance como liderança comunitária já foram iniciadas.
“Os moradores vieram nos procurar pedindo para a gente tomar alguma providência porque todo fim de semana estava vindo muito turista para cá. A maioria das pessoas sem usar máscara. Aí ficavam na praia. Muita gente aglomerada. Ciclistas demais vindo para cá também. Então, pensamos em fazer alguma coisa simples, algo que estivesse no nosso alcance. Fizemos o material digital. Vamos fazer faixa, cartazes. Encaminhamos ofício para a Secretaria de Saúde, solicitando barreira sanitária e material de divulgação”.
Na publicação digital os moradores deixam clara sua preocupação com as constantes visitas ao distrito: “Santa Cruz merece respeito. Não é férias, é quarentena! Fique em casa. Não viaje. Use máscara”.
A Orla de Aracruz teve confirmados 49 casos de Covid-19 com um total de quatro mortes, o que acaba por preocupar ainda mais os moradores da região.
NÚMEROS
Casos confirmados por bairros
Coqueiral - 17 casos
Barra do Riacho - 14 casos
Santa Cruz - 7 casos
Sauê - 3 casos
Barra do Sahy - 2 casos
Vila do Riacho - 2 casos
Santa Rosa - 1 caso
Mortes por bairros
Santa Cruz - 2 óbitos
Coqueiral - 1 óbito
Barra do Riacho - 1 óbito
Fonte: Governo do Estado