Se já não bastassem as 32 mortes provocadas pelo novo coronavírus, registradas no mês de junho, a administração municipal ainda tem que responder por denúncias de fraude em contratação de serviço de UTI Móvel para atendimento de doentes de Covid-19. No dia 1º de junho, Aracruz tinha registradas 13 mortes.
O aumento galopante de mais de 100% pode ter sido consequência da flexibilização no funcionamento do comércio, mas, principalmente, por falta de consciência dos cidadãos que passeiam pela cidade afora sem a utilização de máscaras, enquanto deveriam ficar isolados em casa, ou daqueles que insistem em se aglomerar em festas clandestinas ou mesmo nas praias e praças.
O uso errado da barreira física (máscara) também é outro problema identificado. São máscaras penduradas na orelha, no queixo, na testa ou guardadas nas bolsas sem qualquer cuidado específico.
Durante o mês passado, movimentos sociais representativos, como o Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (Cicasc) e a União Comunitária do Litoral de Aracruz lançaram campanhas para que a Orla seja visitada por turistas em outro momento. Mas, o certo é que a administração do prefeito Jones Cavaglieri pouco ou nada vez para evitar que as praias e praças da faixa litorânea tivessem barrados os seus visitantes inoportunos.
Enquanto isso, os números de infectados pelo coronavírus só aumentaram. Os casos notificados no início de junho foram de 963, enquanto no dia 30 esse número saltou para 2.658, ou seja, quase triplicou.
FRAUDE
A nova doença é algo que preocupa bastante os cidadãos, mas as acusações de fraude e superfaturamento na contratação de serviços de UTI Móvel pela administração municipal é outro fator que tem deixado o cidadão de Aracruz bastante preocupado.
A nova acusação é que houve fraude na contratação da UTI Móvel, que por si só, já era alvo de investigação já que a locação por seis meses giraria em torno de R$ 438 mil, enquanto no município vizinho de Fundão, o mesmo serviço sairia a R$ 121 mil.
Julho não chegou manso. Com o início do mês, a população aguarda um posicionamento do prefeito Jones Cavaglieri, que utilizou as redes sociais para afirmar que se reuniria com a secretária de Saúde, Clenir Avanza, para apurar o caso.
OS NÚMEROS
1º de Junho
Casos Notificados: 963
Casos Descartados: 411
Casos Suspeitos: 444
Casos Confirmados: 108
Casos Curados: 70
Mortes: 13
30 de Junho
Casos Notificados: 2.658
Casos Descartados: 1.027
Casos Suspeitos: 757
Casos Confirmados: 874
Casos Curados: 576
Mortes: 32
Confirmações por comorbidades (doenças preexistentes)
Problemas Cardíacos: 182
Problemas Pulmonares: 32
Problemas de Diabetes: 69
Problemas do Tabagismo: 17
Problemas de Obesidade: 18
Problemas Renais: 07
NO ESPÍRITO SANTO
Casos Confirmados: 46.893
Casos Curados: 27.580
Mortes: 1.647
Fonte: www.coronavirus.es.gov.br