Protocolo mais rígido que incluiu até encerramento de festa de cigano, permissão de realização da feira livre com restrições e eficiência na fiscalização fizeram com que Fundão voltasse para a zona de risco moderado no Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pelo Governo do Estado neste sábado (11 de julho).
Neste sábado completaram cinco semanas que a feira livre voltou a funcionar na sede do município. Embora estejam 50 feirantes cadastrados na Prefeitura de Fundão, o funcionamento a cada semana é de, no máximo, 25 barracas.
“A feira funciona em um espaço bem delimitado e todas as pessoas que vão até o local têm sua temperatura aferida e são orientadas a realizar a higienização de suas mãos. Isso vem funcionando muito bem. Há uma limitação de acesso de até 70 pessoas. O interessante é que a população entendeu a gravidade do momento e as pessoas se conscientizam de fazer suas comprar o mais rápido possível. A média de permanência no local é de 10 minutos”, contou o gerente de Defesa Civil do município, Valfran Nunes.
Ainda neste sábado, o Governo do Estado divulgou que 37 municípios encontram-se no Mapa de Risco na zona moderada, enquanto são 41 o número de municípios que se encontram na zona de risco alto.
Participam das ações de fiscalização e controle de entrada na feira de Fundão servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura, Fiscalização de Postura e Vigilância Sanitária e Defesa Civil.
Além de Fundão, outro município da Grande Vitória que se encontra na zona de risco moderado é Viana.