Na última semana, o governador Renato Casagrande divulgou o novo Mapa de Risco da Covid-19 e Fundão deixou a zona em vermelho (risco alto) para a zona em amarelo (risco moderado), mas quem está na linha de frente no combate à doença alerta que as festas e churrascos “clandestinos” podem ser os responsáveis do município voltar ao status anterior.
Ao lado de Viana, Fundão, que também compõe a Região Metropolitana de Vitória, deixou o patamar de risco alto graças às ações da Prefeitura Municipal que vem se empenhando na conscientização e sanitização da cidade.
Ocorre que as denúncias que têm chegado ao Disk Aglomeração têm deixado as autoridades de Fundão preocupadas. Nos distritos de Timbuí e Praia Grande são constantes os relatos de pessoas preocupadas como nas propriedades particulares vêm acontecendo festas e churrascos. Mas não é só.
“É importante dizer que estamos trabalhando para caminhar para a zona verde (risco baixo). Mas para que isso aconteça é preciso que todos façam a sua parte. Todos devem evitar aglomerações. Existem denúncias, inclusive, de donos de bares que levantam as portas somente para colocar os clientes para dentro”, contou o gerente da Defesa Civil de Fundão, Valfran Nunes.
O gerente da Defesa Civil chegou a gravar um vídeo que foi postado nas redes sociais em que ele solicita que todos se conscientizem.
“Festas têm ocorrido, embora sejam em propriedades particulares, a gente pede nessa hora que você evite fazer esse tipo de festa. Evite chamar o amigo, chamar pessoas de fora e aumentar essa aglomeração. Aumentando a aglomeração também aumenta o índice de contaminação”.
Segundo as autoridades que têm combatido constantemente o problema do novo coronavírus, Timbuí e Praia Grande são os distritos que mais têm contribuído com o aumento dos números de contaminados.
Trabalham em união de forças, além da Defesa Civil, servidores da Fiscalização de Postura e de Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura (no caso de atuação na feira livre do município).
ACOMPANHE OS NÚMEROS
Casos Notificados: 895
Casos Confirmados: 370
Casos Suspeitos: 171
Casos Curados: 303
Casos Descartados: 354
Mortes: 10
Dados do Governo do Estado