Cesan já mostra como será o dia a dia do casamento com a Orla de Aracruz. Moradores de Itaparica convivem há duas semanas com água jorrando no meio da rua. Foram realizadas diversas ligações para as empresas SAAE (que saiu de cena) e Cesan (que passou a ser a empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto), mas sem qualquer retorno positivo.
Além de deixar a rua enlameada com o desperdício de água potável, os moradores locais temem que o abastecimento de água em oito residências na rua Projetada seja afetado.
As casas que possuem uma estrutura com caixa d’água com grande capacidade de armazenamento não correm risco de desabastecimento, mas o receio dos moradores é com as famílias que não têm uma estrutura de armazenamento tão complexa.
Segundo moradores, o vazamento de água potável teve início quando um caminhão passou pela rua e quebrou o encanamento local.
“Não tem como mexer porque, caso contrário o que já quebrou pode até piorar. É preciso desligar a rede para fazer esse conserto. E só eles podem desligar”, disse um morador.
Trecho da rua afetada com o vazamento
Em outubro do ano passado, a Câmara Municipal aprovou em sessão extraordinária a transferência da responsabilidade pelo tratamento de água e esgoto do SAAE para a Cesan. Apenas um vereador votou contrário ao contrato a ser firmado entre o Município de Aracruz e a empresa estadual.
Ficaram sem respostas alguns questionamentos feitos pelo vereador Fábio Netto que afirmou ter buscado o projeto executivo e não teria encontrado nos anexos do projeto de lei. Segundo ele, na época, o projeto de lei não continha também o plano de aplicação dos recursos financeiros, o que é exigido pela Lei de Licitações.
No início de julho, a Cesan enviou aos moradores um comunicado com as seguintes informações:
“A partir de 01 de agosto de 2020, a Cesan será sua prestadora de serviços de saneamento básico no município de Aracruz, gostaríamos de lhe dar boas vindas”, diz o documento.
Nele ainda contém as formas de atendimento ao consumidor: presencial - PQ Flamboyant, Lj 08 e 09, Coqueiral; online - www.cesan.com.br; ou telefone - 0800 095 2305.
VOTARAM A FAVOR DA VINDA DA CESAN PARA A ORLA
- Adeir do Gás
- Alexandre Manhães
- Alcântaro Filho
- Beto Negreiro
- Bibi Rossato
- Carlito Candin
- Carlinhos de Josiel
- Celson da Farmácia
- Dileuza Del Caro
- Lula
- Marcelo Nena
- Mônica Cordeiro
- Paulo Flávio
- Romildo Broetto
- Ronivaldo Cravo
- Toni Loureiro
VOTOU CONTRA A VINDA DA CESAN PARA A ORLA
- Fábio Netto
Minha agua já veio um almento.imagina daqui uns dias. Minha água sempre vem 55.00 e esse mes veio 65. Com esta chegada da cesan
O único que teve bom senso foi o Vereador Fábio Neto. Os demais só pensaram nas vantagens que poderiam ter. Até porque a Cesan jorra dinheiro e é fácil comprar quem quiser.
Boa tarde,Então vamos agradecer aos vereadores que temos na região de Itaparica nas próximas eleições, uma forma de retonar esses ótimos serviços que estamos tendo com a vinda da Cesan.