“Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. É na toada desta cantiga dos anos 1980 que estão os moradores da Orla de Aracruz em relação ao abastecimento de água na região e, consequente, pagamento do serviço.
Da mesma forma que receberam as “boas vindas” como cliente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) os consumidores/moradores dos bairros litorâneos do município receberam uma cobrança de serviço prestado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
“E agora? Devo pagar ao SAAE ou à Cesan? E se eu pagar ao SAAE e depois vier a cobrança da Cesan, terei que pagar para as duas empresas?”, indagou um consumidor que mora no bairro Itaparica.
“Afinal devo pagar a conta da Cesan ou do SAAE?”, perguntou moradora de Mar Azul em um grupo de Whatsapp.
“Pagar por serviço de uma empresa que ainda nem chegou direito na Orla ou pagar para a empresa que sempre prestou um serviço mais ou menos para todos?”, questionou um veranista que tem um imóvel em Santa Cruz.
As dúvidas foram encaminhadas para as assessorias de comunicação da Cesan e do SAAE para se posicionarem sobre o assunto.
O SAAE explicou que a "cobrança que os moradores da Orla receberam é referenre ao mês de julho, periodo em que o abastecimento ainda era administrado pelo SAAE. Os serviços da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) serão cobrados a partir de 01 de agosto".
Resposta semelhante foi enviada pela assessoria da Cesan.
"A Cesan iniciou a prestação de serviços de saneamento na Orla de Aracruz em 01/08/2020. A primeira leitura do consumo de água da companhia será realizada na próxima sexta-feira (28) e refere-se ao mês de agosto, com vencimento em setembro. As contas cujos consumos tenham sido registrados até o dia 31/07/2020 são devidas ao SAAE de Aracruz", diz a nota da Cesan.
NÚMEROS IMPORTANTES
Cesan
0800-095-2305
SAAE
(27) 99713-4477 / (27) 99946-7626
0800-283-9590 / 115