Final de semana prolongado emendado com o feriado de Independência. Tudo parecia perfeito para os moradores da Orla de Aracruz (que ainda tentam se acostumar com as privações impostas pela Covid-19), até que na última quinta-feira (3 de setembro) se depararam com torneiras de casa sem uma gota de água.
As reclamações já tinham começado a pipocar desde a manhã da quinta-feira e se prolongaram por todo o feriadão. As redes sociais dos moradores da Orla foram a saída encontrada para desabafar a insatisfação por conta do serviço ineficiente.
“A Cesan nem chegou e já está causando transtorno na vida da comunidade”, lamentou uma moradora em seu Whatsapp.
“Isto acontece porque a Câmara permitiu que essa empresa viesse para cá. Se na Grande Vitória já tem problema, imagine aqui”, desabafou um morador em seu Facebook.
A reportagem da Voz do Piraqueaçu foi procurada para que buscasse uma resposta da empresa de abastecimento de água para os moradores.
“Segundo informações que recebemos, ela (Cesan) vai começar a abastecer as ruas por linha. Um dia vai abastecer uma linha e outro dia vai abastecer outra linha. Porém todas as linhas deverão estar cheias para abastecer a maioria das casas que são casas altas, casas que estão sobre o morro. Do contrário, a água vai descer direto para as casas que estão na parte mais baixa e não terá força para chegar no alto”, apontou outro morador.
“Há mais de dois anos não tínhamos problema com abastecimento de água. Imagine quando chegar o verão”, alertou o morador.
A Cesan, por meio de sua assessoria de Comunicação, enviou resposta para a redação do jornal online Voz do Piraqueaçu para informar que ao final desta segunda-feira (7 de setembro) o abastecimento estará normalizado.
“O abastecimento de água para Santa Cruz e Itaparica deve se normalizar até o final do dia. A Cesan está realizando o reforço na distribuição de água com carros-pipas. Moradores que estiverem com problemas no abastecimento devem entrar em contato com a Cesan pelo telefone 0800 095 2305 para que os técnicos possam verificar. A chamada é gratuita de qualquer telefone e o atendimento funciona 24 horas. Também estão em andamento obras de implantação de uma nova adutora que vai melhorar o abastecimento na região”, informa a nota enviada pela assessoria de Comunicação.
ALERTA PARA FALTA D’ÁGUA
No site da Cesan há o alerta de interrupção no fornecimento de energia que irá paralisar o abastecimento de água para Aracruz nesta terça-feira (8 de setembro).
“Devido à interrupção programada no fornecimento de energia elétrica pela concessionária, o abastecimento de água será paralisado na terça-feira (8 de setembro), das 10h às 16h30, para o distrito (bairro) de Barra do Riacho, Portocel e Aldeia D’Água, em Aracruz. A população pode ser afetada caso não tenha reserva adequada de água. O abastecimento será normalizado de forma gradativa em até 24 horas após o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica”, diz o aviso no site da empresa.
Em outubro do ano passado, a Câmara Municipal aprovou a lei que autorizou o Município de Aracruz a assinar contrato com a Cesan para realizar o abastecimento e tratamento de água na Orla da cidade. Apenas o vereador Fábio Netto (PC do B) votou contra essa contratação.
VOTARAM A FAVOR DA VINDA DA CESAN PARA A ORLA DE ARACRUZ
- Adeir do Gás
- Alexandre Manhães
- Alcântaro Filho
- Beto Negreiro
- Bibi Rossato
- Carlito Candin
- Carlinhos do Josiel
- Celso da Farmácia
- Dileuza Del Caro
- Lula
- Marcelo Nena
- Mônica Cordeiro
- Paulo Flávio
- Romildo Broetto
- Roni Cravo
- Toni Loureiro
VOTOU CONTRA A VINDA DA CESAN PARA A ORLA DE ARACRUZ
- Fábio Netto
LOCAIS A RECEBEREM SANEAMENTO DA CESAN
- Praia Formosa;
- Portal de Santa Cruz;
- Nova Santa Cruz;
- Santa Cruz;
- Itaparica;
- São Francisco;
- Cruzeiro;
- Pontal do Piraqueaçu;
- Coqueiral;
- Praia dos Padres;
- Sauê;
- Mar Azul;
- Putiri;
- Praia dos Quinze;
- Pedrinhas;
- Barra do Sahy;
- Santa Marta;
- Barra do Riacho;
- Vila do Riacho
PRAZO DO CONVÊNIO
30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos, mediante consulta legislativa