Sem lenço e sem documento. Na verdade sem água e sem aviso. É assim que a população da Orla de Aracruz tem passado seus dias. Desde sexta-feira (4 de dezembro), moradores da Praia do Sauê, Santa Cruz e Coqueiral têm passado sem uma gota de água na torneira.
“Desta vez foram três dias seguidos. Mas é a sétima vez que ficamos sem água. Só houve apenas um aviso de falta d’água programada”, contou a moradora Suely Abrantes.
Além de querer uma solução para o problema, ela também cobra a responsabilidade dos vereadores que aprovaram a chegada da empresa na Orla.
Por conta da ausência de projeto executivo da Cesan, apenas o vereador Fábio Netto (PC do B) votou contra a vinda da empresa para a Orla. O projeto aprovado prevê uma revisão contratual somente depois de seis anos de execução e instalação na região.
Na semana passada, a Cesan chegou a orientar os moradores da Orla para que todos reservassem água na quarta-feira (2 de dezembro), o que não ocorreu nos dias que antecederam o final de semana.
A reportagem da Voz do Piraqueaçu procurou a assessoria de Comunicação da empresa para que explicasse o ocorrido, mas não houve resposta à demanda.
O sinal verde para que o Município assinasse o contrato de concessão com a Cesan foi dado pela Câmara em 2019. O contrato é de 30 anos, podendo ser renovado por mais 30, mas ficou claro que deverá ter uma consulta legislativa após seis anos.
Duas reuniões com comunidades da Orla estão agendadas para esta terça-feira (8 de dezembro).
ENTENDA O CASO
- A Orla de Aracruz tinha o abastecimento de água feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE);
- SAAE justificou sua saída da Orla com a falta de verba para atender todo o município;
- A pedido do Estado para fazer cobrir 100% de água tratada, a Prefeitura de Aracruz submeteu a demanda ao Legislativo Municipal;
- De acordo com o Estatuto da Cidade, a Câmara Municipal promoveu audiências públicas para ouvir a população sobre a troca de empresas para realizar o abastecimento da Orla de Aracruz, bem como o tratamento de esgoto;
- Embora o questionamento do vereador Fábio Netto sobre o projeto executivo das obras da Cesan não tenha sido respondido, os parlamentares de Aracruz aprovaram o desmembramento do abastecimento de água no município, ou seja, a Sede e os distritos de Guaraná e Jacupemba contam com o SAAE, enquanto a Orla fica com a Cesan;
- Cesan inicia obras na ES-010, interditando trechos para a colocação de tubulação para passagem de água;
- Moradores ficam sem água e tomam banho de chuva.