noticias489 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Luta por transporte de qualidade em Aracruz ganha apoio de peso

Publicada em 19/05/21 às 21:25h - 1278 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Luta por transporte de qualidade em Aracruz ganha apoio de peso  Compartilhar a noticia Luta por transporte de qualidade em Aracruz ganha apoio de peso  Compartilhar a noticia Luta por transporte de qualidade em Aracruz ganha apoio de peso

Link da Notícia:

Luta por transporte de qualidade em Aracruz ganha apoio de peso
Expresso Aracruz atende a Orla, mas reclamação é o que não falta  (Foto: Divulgação)

A novela mexicana do transporte público de Aracruz, embora longe de conseguir uma solução satisfatória para a população, ganhou nesta quarta-feira (19 de maio) o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), Erick Musso, que usou suas redes sociais para expor sua opinião sobre o aumento de tarifa no município, como foi anunciado pela Prefeitura.


O problema no setor de transporte público se arrasta há anos, mas o aumento anunciado pela PMA nesta terça-feira (18 de maio) indignou o chefe do Legislativo estadual, que é de Aracruz. Em seu Facebook, Erick Musso utilizou #NãoAoAumento #TarifasCarasNão #NãoAoReajuste para difundir sua posição em relação ao assunto. 


E em seu Instagram, Musso fez um texto maior para escancarar a sua opinião. 


“É inadmissível que um serviço ruim, de péssima qualidade e que não dá qualquer conforto e dignidade a população de Aracruz, como o transporte público da cidade, sofra reajustes de tarifas. Vamos entrar na Justiça quanto a esse absurdo que não se reverte em benefício à população. Vamos lutar contra esse absurdo”, desabafou o presidente da ALES.


A população deve preparar seu bolso porque o reajuste da tarifa foi anunciado pela PMA para começar a vigorar a partir do dia 27 de maio. De acordo com a informação divulgada pela Prefeitura, o reajuste será de 9,98% para o transporte distrital e 19,1% para o urbano.


COMTRAT X COMISSÃO


A reportagem da Voz do Piraqueaçu questionou a PMA sobre a necessidade de se criar uma comissão para analisar o reajuste da tarifa, já que o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte existe e não é deliberativo, e sim, consultivo.


“O COMTRAT é um conselho que não tem atribuição para fazer cálculos tarifários, visto que se trata de itens que precisam ter pessoas de áreas específicas como pode ser observado no decreto da comissão que conta com engenheiro, contador, fiscal de transporte e procurador. E esta comissão também analisará todos os demais assuntos relacionados à reajuste, reequilíbrio, dentre outros”, diz a nota enviada pela Secretaria de Comunicação da PMA.


CADUCIDADE


Desde julho de 2018, a Expresso Aracruz deveria ter respondido um procedimento de caducidade, mas conseguiu adiar sua saída da Orla, região que é atendida pela empresa.


“A prefeitura, através da Procuradoria-Geral, pleiteou junto ao Poder Judiciário a reconsideração da decisão que concedeu liminar à empresa para continuar operando o sistema”, informou a PMA, por meio de nota.


Um dos pontos que justificou o pedido do procedimento de caducidade foi a idade da frota, que de acordo com a nota da Prefeitura, não contou com qualquer atualização.


“No último ano a concessionária não substituiu nenhum veículo de sua frota e não houve troca de veículo na Orla”, informou a nota.


MOVIMENTO #NOSSAARACRUZ


Foi para debater a qualidade do transporte público do município que, inicialmente, foi criado o Movimento #NossaAracruz. Desde 2018, a sociedade civil organizada vem acompanhando o problema que até o momento não obteve solução favorável. 


O Movimento acredita que o Sistema Transcol seria uma solução viável para a Orla de Aracruz. Mas para tanto, seria necessário que o município fosse incluído na região metropolitana. 



JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É POSSÍVEL COM O SEU APOIO 


DOE E AJUDE A FAZER UM JORNALISMO INDEPENDENTE!


Chave PIX

29.422.608/0001-96 


Nossa mensagem para quem nos ajuda:

"A informação pode mudar sua vida. A ausência dela também".





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Rosiani Vieira

19/05/2021 - 22:50:43

Queria perguntar se o município de Fundão faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, outra questão o transcol vem até o Rio Preto, que fica no município de Aracruz, portanto não dá para entender o porquê dele não atender o resto da população que sofre com tanto descaso. Parabéns Erick Musso ganhou o meu respeito e por favor não deixe a população que mais necessita continuar no esquecimento.


Júlio Cezar

19/05/2021 - 22:22:29

Se o Prefeito pedir ao Governo Estadual e ao Presidente da Assembleia Legislativa Estadual Erick Musso para modificar a lei estadual, incluindo Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitória será um grande avanço para Orla!Hoje, 19/05/2021, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte - COMTRAT analisará os impactos da inclusão do município de Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitória.Os moradores fizeram um Abaixo Assinado, eu fiz um relatório e solicitei através do Processo: 10043/2020, de 08/09/2020, a inclusão citada, e consequentemente a Vinda do TRANSCOL e Mão Na Roda.Já temos o apoio da Deputada Estadual Iriny Lopes neste sentido.Antigamente a tarifa do município de Vitória era menor que a do TRANSCOL, mas com o passar do tempo as tarifas se igualaram porque no transcol tem subsídio estadual e na tarifa e Vitória não tem subsídios no transporte municipal. O Governo Estadual gasta em subsídios cerca 200 milhões no Sistema de Transporte Metropolitana Transcol, sem falar em investimentos em terminais, pavimentação de vias etc. Aracruz precisa avançar e fazer parte da Grande Vitória para também comer um pedaço do bolo!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!