Já faz algum tempo que a Fonte do Caju, em Santa Cruz, vem sofrendo com o abandono. Cogitou-se, inclusive, o fechamento do local porque sua água, possivelmente, não estaria própria para o consumo. Certo é que imagens falam muito mais que mil palavras e as imagens que foram enviadas à reportagem da Voz do Piraqueaçu são, no mínimo, desanimadoras.
Sinais de abandono são encontrados em toda parte da Fonte do Caju. Mais recentemente, o local apresentou problema de entupimento de suas vias de esgotamento da água.
O aspecto de abandono pode ser notado nas pedras que ornamentam o entorno das torneiras.
Imagem que fala mais que mil palavras (ou desculpas)
A Fonte do Caju não está na rota histórica do distrito, mas guarda em suas memórias particulares contos de amores e amizades que foram possíveis, graças às suas águas de coloração azulada que abasteciam, hidratavam e promoviam confraternizações de famílias da localidade.
A reportagem enviou alguns questionamentos à Prefeitura de Aracruz indagando sobre a contratação de pessoa para permanecer na Fonte do Caju durante o dia e zelar pelo espaço. Também foi perguntado sobre a possibilidade de elaboração de um projeto de revitalização da área. Por fim, foi perguntado sobre a limpeza da cisterna que existe no local.
NOTA DA PMA
“A prefeitura de Aracruz informa que já identificou a situação da Fonte do Caju em Santa Cruz e encaminhou técnicos de várias secretarias para analisar a situação e está realizando um estudo visando melhorias para o local.”