noticias250 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Morre Dona Aldyr, professora e mestra de cerimônia da alegria em Santa Cruz

Publicada em 14/10/21 às 11:26h - 1329 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre Dona Aldyr, professora e mestra de cerimônia da alegria em Santa Cruz  Compartilhar a noticia Morre Dona Aldyr, professora e mestra de cerimônia da alegria em Santa Cruz  Compartilhar a noticia Morre Dona Aldyr, professora e mestra de cerimônia da alegria em Santa Cruz

Link da Notícia:

Morre Dona Aldyr, professora e mestra de cerimônia da alegria em Santa Cruz
Dona Aldyr fez história na Educação do município  (Foto: Divulgação - Álbum de família)

Encerrou-se nesta quarta-feira o ciclo de vida de Aldyr Fernandes Faustino dos Santos, 93 anos, primeira professora de Santa Cruz, Aracruz. Sua última despedida será nesta quinta-feira em uma cerimônia rápida no Cemitério de Serra-Sede, às 15 horas, seguindo todos os protocolos de proteção sanitária. Ela deixa um legado de educação, mas também de muita alegria e comemorações.


Os verões na casa de Dona Aldyr eram acontecimentos dentro de Santa Cruz. Quem passava pela Rua Piraqueaçu, em Santa Cruz, sentia de longe a energia alto astral de sua casa.


“No verão, esta casa não dorme. Temos três turnos. Uma turma dorme à noite, outra à tarde e outra pela manhã. E o samba toca direto”, dizia Dona Aldyr, quando perguntavam sobre a alegria de sua família.


Na área da Educação ela fez história. Foi a primeira professora do antigo primário em Santa Cruz. E sua postura como docente deixou marcada a vida de uma geração.


Amiga de Dona Dercília, outro ícone local, Dona Aldyr foi professora de quatro filhos de sua companheira de conversas, Guida, Guézia, Guidett e Guidênio.


“Ela era muito rígida. Se tivesse que dar uns puxões de orelha, ela dava. Mas todos nós saímos da escola sabendo. Não me lembro de ninguém reprovado com Dona Aldyr. Ela era uma excelente professora”, lembrou a pescadora artesanal Guida Dercília dos Santos.

Dois meses antes da partida de Dona Aldyr, sua neta Sacha Faustino, filha de Sandra Gilda, fez uma homenagem à avó durante a transmissão de uma live da FLUP 21 Mulheres Negras - Mesa: O encontro de Zacimba Gaba com Aldyr Fernandes, e exaltou a oportunidade de estudar que ela deu a cada um dos seus filhos.

“Essa oportunidade que ela deu de eles (filhos) estudarem começa com minha outra ancestral, minha bisavó (Gilda Maria), oportunizando que ela pudesse estudar, fez com que os filhos tivessem outra história, pudessem hoje contar suas próprias histórias. Nós, netos, hoje temos a oportunidade de contar a história de nossa avó ainda em vida. Então, para mim, é uma honra poder estar aqui e contar um pouco da história de Aldyr, que além de avó, foi uma grande mãe, uma grande professora. Uma professora muito conceituada e muito respeitada, uma professora muito dedicada ao que fazia”, diz Sacha em um trecho de sua homenagem à avó.


Segue abaixo o vídeo da FLUP 21 Mulheres Negras - Mesa: O encontro de Zacimba Gaba com Aldyr Fernandes que conta com a participação de Sacha Faustino.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Sarita Faustino

22/10/2021 - 20:19:18

Emocionada com essa reportagem. Quando cheguei no meu trabalho fiquei surpresa com as/os colegas encantadas/os com a história da minha mãe. Gratidão por esta linda e emocionante homenagem.Recebam nosso afetuoso abraço.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!