Preparem os bolsos porque mais um aumento de passagem deve chegar no início de 2022. O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT) se reuniu na última terça-feira (28 de dezembro) e aprovou um reajuste de 25,35% na tarifa de ônibus de Aracruz. Agora só falta a assinatura do decreto pelo prefeito Dr. Coutinho para sacramentar o aumento.
Diferente do ano passado que houve reajuste diferenciado na tarifa, onde os usuários da Sede arcaram em cerca de 20% de reajuste e os da Orla, que por pagarem uma tarifa bem mais alta, tiveram que arcar com um aumento em torno de 10%, este ano a solução encontrada pela Comissão Técnica, criada para analisar a questão do reequilíbrio econômico, foi conceder um reajuste linear de 25,35%.
Ou seja, todos os usuários da Orla e da Sede deverão arcar com o aumento na tarifa do transporte público.
Voz discordante na reunião do COMTRAT, Júlio Cezar Perini, representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz (SISMA), apresentou como proposta um reajuste de 0%, o que foi rechaçado pelos outros membros do conselho.
De acordo com Júlio, os representantes das empresas (Cordial e Expresso Aracruz) ainda apresentaram uma sugestão de reajuste de 39%, mas que também foi descartada pelos presentes.
Membro da Comissão Técnica, Wisllian Caliman, explicou que um reajuste de 0% poderia burlar o contrato futuramente.
"O índice correto seria um reajuste de 0%, mas que ciente do não reajuste de forma integral ao calculador no início do ano, houve um déficit a ser levado em conta. Neste momento, foi explicado ao Júlio Cezar que caso não fosse concedido nenhum reajuste, os meses seguintes continuariam arrecadando menos que o devido, o que não é correto contratualmente", explicou Caliman, após ler a reportagem da Voz do Piraqueaçu.
Agora, resta apenas a assinatura do prefeito Dr. Coutinho com os números da nova tarifa, mas não existe prazo para a publicação do decreto.
vamos fazer uma campanha de divulgação, no qual alerta o eleitor pra não votar em candidatos a deputados estaduais, que apoiem esse prefeito. temos o pior transporte coletivo do Norte-noroeste do Estado. Vamos também contestar a legitimidade deste Conselho, através de uma ação no TJ.
Acho um absurdo moro no moroba e aqui não tem ônibus nem nós sábados e nem domingo agora que aumenta o valor. Acho que deveria colocar mais ônibus o povo aqui também anda de ônibus por falta de opção tem que anda a pé ou de uber. Absurdo
Essa comissão está cheio de gente do Coutinho, vai dá em nada.No fim, o povo toma no cabo!!!
Em primeiro lugar, deveria ter sido explicado que não fora opinião da maioria. Em segundo, que a Comissão Técnica não calculou esses 25%. Gostaria que corrigisse a fala em respeito aos membros!