Durante a 45ª sessão ordinária da Câmara de Aracruz realizada nesta segunda-feira (14 de fevereiro), os vereadores assinalaram a necessidade de se rever e estudar uma forma eficiente de financiar o transporte público no município.
O líder do governo na Casa, vereador Jean Pedrini (Cidadania), anunciou que o Executivo está estudando um projeto de lei para enviar à Câmara para subsidiar as empresas.
Ainda nesta última segunda-feira o Conselho de Trânsito e Transporte (COMTRAT) esteve reunido.
Uma minuta do projeto foi apresentada e discutida. E nesta terça-feira (15 de fevereiro) a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos informou, por meio de nota, que “até o momento não será realizado o reajuste da tarifa do serviço de transporte público municipal”.
Membros do movimento #NossaAracruz torcem para que seja instituída tarifa única para o transporte urbano (que circula na Sede) e distritais.
Mas as conversas de bastidores dão conta de que o subsídio deverá ser aprovada na Casa de Leis e a população em geral não deverá sentir a diferença, já que a tarifa urbana deverá permanecer inalterada, bem como as tarifas distritais.
Enquanto isso, as reclamações dentro dos coletivos e nos diversos grupos de Whatsapp continuam sendo as mesmas: coletivo superlotado, mal conservado, caro e horários que não atendem de forma eficiente.
NOTA DA PMA
“A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos de Aracruz (Setrans), informa que até o momento não será realizado o reajuste da tarifa do serviço de transporte público municipal. Atualmente o valor cobrado é de R$3,75 para a tarifa urbana e para os distritos varia de acordo com a localidade e está em vigor desde maio de 2021.
A Prefeitura de Aracruz está concluindo o processo para envio do Projeto de Lei a Câmara Municipal que autoriza subsidiar às empresas de transportes, eliminando o reajuste da tarifa para a população.”
O QUE É O SUBSÍDIO
Significado de subsídio, de acordo com dicionário Michaelis Online
1) Auxílio ou benefício concedido pelo governo a empresas (indústria e comércio) com o objetivo de manter os preços dos produtos vendidos por elas inferiores aos do livre mercado;
2) Despesas assumidas pelo governo, visando a cobrir prejuízos de empresas públicas ou privadas;
3) Ajuda dada pelo governo para financiamento de investimentos públicos ou privados; subvenção.
* Há ainda outros dois significados para subsídio, conforme o dicionário, mas que não caberiam no caso de Aracruz.
Vale lembrar que o subsídio é mmuito importante para que um dia possamos de tarifá zero em Aracruz
Subsídio é para encher o rabo de empresários de dinheiro público. Dinheiro que deveria ser direcionado para a população. Coutinho sendo Coutinho.
Parabens esse jornal Serio que sempre zbusca a verdade do transporte coletivo de Aracrux...Vale lembrar que o subsidio e o trascol sao duas soluçoes para acabar com o absurdo dos Preços das passagens,atravez da Luta conseguimos que o ex prefeito jones madasse um projeto de autorizaçao de subsidios de transoorte que hoje a gestao atual fez uma minuta de lei...o sonho mesmo é que um dia a tarifa de Aracruz seja zero e assim podermovimentar o turismo comercio e etc