Quando saiu de Barra do Riacho, Aracruz, no dia 21 de dezembro, o portuário aposentado Herval Nogueira Júnior, ou Herval Cidadão como é mais conhecido na cidade do Norte do Espírito Santo, tinha um objetivo: assistir à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas nem nos sonhos mais radicais, ele imaginaria que receberia tanta energia positiva.
Além de sua mulher, Rosa Emília Vicente Nogueira, seu casal de filhos e netos (um ainda está por chegar), Herval recebeu o carinho de amigos e muita gente que rezou para que ele chegasse são e salvo em Brasília.
E o primeiro destino de Herval Cidadão foi a Catedral Metropolitana de Brasília, monumento que fica na Esplanada dos Ministérios e que o encantou.
“No último dia (ele chegou à capital no dia 30), eu brinquei. Foram apenas 60 quilômetros e a primeira coisa que eu queria fazer era chegar na Catedral e rezar para agradecer. Porque quem me alinhou, me manteve de pé foi Deus. Furar pneu é normal, mas eu ainda tive um sério problema com o pedal. Quase chegando em Governador Valadares, meu pedal deu um problema sério. Eu não conseguiria prosseguir na viagem”, lembrou.
Em sua jornada até o Distrito Federal, Herval pedalava uma média de 130km por dia. Só teve um dia, o quarto que ele pedalou “apenas” 107km. Por conta de pedalar “pouco”, no dia seguinte ele compensou e rodou 156km. O último trecho, já na divisa de Goiás com o DF, foi de 60 quilômetros.
E ele acrescentou:
“Parei numa quitandinha. A família que estava lá me recebeu e o pai chegou com a mão cheia de pedal. Uma daquelas roscas deu certinho na minha bicicleta. Isso foi coisa de Deus”.
Em Três Marias, novamente ele precisou parar para dar manutenção na bike.
“Novamente senti a presença de Deus. Eu sou muito de explosão. Se dependesse de mim, eu sairia bem cedo de Três Marias, mas como o comércio só abriria às 8 horas, eu pude dormir até umas 6 horas. Normalmente eu dormiria até as 3 horas. Então, foi Deus me dizendo que era preciso descansar um pouco”.
Na posse de Lula de 2003, Herval esteve presente. Sempre envolvido com os movimentos sociais e também os sindicais, o portuário aposentado quis acompanhar de perto a subida de Lula na rampa do Planalto.
“Lula conseguiu reunir em torno de si diversas lideranças. Todas com o objetivo de defender o Estado Democrático. Ele conseguiu ter do seu lado Joaquim Barbosa, Fernando Henrique e tantos outros. Tudo em nome do resgate do nosso País”, salientou.
CURIOSIDADES
- Herval ganhou o apelido de Herval Cidadão em 1988, ano de promulgação da Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã. Ele andava com um exemplar debaixo do braço para todos os lugares que ia. Amigos começaram a chamá-lo com o apelido e assim ficou;
- Durante o trajeto até Brasília, Herval encontrou amigos de Aracruz. Márcia e Eduardo são moradores da Praia do Sauê, que também seguiram para Brasília para acompanhar a posse de Lula;
- Herval poderia ter desistido de montar em uma bicicleta para ir até a Capital Federal. Em seu corpo ele possui próteses, fez diversas cirurgias no ombro e no joelho. Mas sua força de vontade e seu senso de superação foi maior, impulsionando-o;
- O retorno de Herval para Barra do Riacho deve ser de ônibus, em uma das caravanas que retornará para Aracruz;
- Além de ser um defensor da Constituição de 1988, Herval levanta a bandeira das causas ambientais.
Parabéns Herval, você é abençoado sim. Que Deus te ilumine e te dê a sabedoria e a força necessária... Aracruz e eu claro estamos representados neste seu ato de bravura e obstinação... Deus te abençoe e feliz ano novo.