O Espírito Santo tem, hoje, mais de 26 mil pequenos negócios cadastrados como empresas das áreas de beleza e estética, incluindo profissionais que atuam como cabeleireiras, manicures e esteticistas, entre outras. E o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) oferece uma série de serviços que podem ajudar quem já está no mercado ou deseja começar a empreender.
A esteticista e empreendedora Alessandra Machado sabe disso. Há cerca de um ano ela abriu a empresa Semblànt Estética Personalizada Vitória, depois de trabalhar como autônoma durante quatro anos. "O Sebrae/ES vem me ajudado muito, principalmente na montagem de um Plano de Negócio mais assertivo, orientando para alcançar o sucesso no mercado", relata a empresária.
O desejo de abrir o próprio negócio veio com muito estudo e planejamento estratégico, segundo Alessandra. "É preciso estudar todos os segmentos de um negócio para que possa avaliar se é viável o investimento ou não", recomenda. E ir atrás da ajuda do Sebrae/ES se tornou um motivador a mais para chegar ao seu principal objetivo: "Eu ainda vou me tornar uma grande empresária de sucesso no segmento de bem estar estético", afirma.
Serviços
O Sebrae/ES tem disponível na biblioteca digital o e-book "Dicas digitais: Beleza e Estética", uma ótima opção para quem já atua no ramo e precisa de uma ajuda para promover a empresa ou o próprio trabalho no ambiente digital, a partir das redes sociais e outras plataformas.
A biblioteca ainda reúne outros opções de e-books, com dicas para quem deseja montar um Salão de Beleza, Centro de Estética, Esmalteria ou um serviço de Manicure e Pedicure. Os links de acesso a esses conteúdos estão logo abaixo.
Cursos
O Sebrae/ES também oferece uma gama de cursos para formação e capacitação, incluindo palestras e oficinas, ideais para quem precisa começar a entender mais sobre empreendedorismo e deseja abrir o próprio negócio; e também para quem busca se atualizar ou, ainda, inovar. Tudo disponível no site do Sebrae , incluindo opções gratuitas ou com investimento.
Outra opção é buscar pelo auxílio direto em uma das unidades do Sebrae/ES, como a Alessandra fez. Além dos serviços oferecidos para elaboração do Plano de Negócios, ainda há uma gama de consultorias, incluindo opções online e presenciais, que contribuem diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios. Saiba mais pelo link (clique aqui).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae