A história teve início quando um leitor do jornal online Voz do Piraqueaçu publicou em sua rede social Facebook, uma imagem da placa sinalizadora indicando que o motorista que rumasse para o Norte, chegaria a Anchieta, cidade que fica no Sul do Espírito Santo. Esse mesmo leitor solicitou que sua postagem fosse replicada no grupo do jornal.
Assim que foi aprovada a publicação, a reportagem começou a produzir a matéria. Outros leitores disseram que, por conta da repercussão, a placa tinha sido pintada, o que gerou outra matéria.
Embora a reportagem da Voz do Piraqueaçu tivesse solicitado à assessoria de Comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), um posicionamento sobre o assunto, não houve resposta.
Mas, como dizia o então arcebispo de Vitória, Dom João Batista da Mota e Albuquerque, “só o povo salva o povo”. Outro leitor acompanhou o assunto bem de perto e enviou a imagem mostrando a nova sinalização nas margens da ES-010, em frente ao empreendimento turístico Ayty Ecovilla.