São incontáveis as trágicas histórias de pilotos de motos e de ciclistas que se acidentaram, alguns casos com mortes, por causa da linha de pipa “tratada” com cerol, uma mistura de vidro moído e cola. Com a aproximação das férias de julho, a Defesa Civil de Fundão achou por bem alertar as pessoas sobre o perigo da utilização desse tipo de preparo.
O cerol é preparado pela garotada para que na hora em que sua pipa estiver no alto, ela possa cortar a pipa de outro adversário nos ares.
Mas a brincadeira não é nada saudável. Recentemente, um motoboy de Vila Velha passou por uma situação muito grave. Ele passou por uma linha com cerol e teve o pescoço cortado, o que o levou para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Antônio Bezerra de Faria.
Ele teve alta, mas durante o tempo de internação ele recebeu a notícia de que não voltaria mais a falar, pois a linha com cerol teria cortado uma artéria importante da fala. Por sorte, antes de sair do hospital, os médicos comunicaram que o motoboy voltaria a falar.
Diante dessa e de outras situações, a Defesa Civil de Fundão decidiu gravar um vídeo de alerta.
“Empinar pipa, brincar com pipa é legal. É uma brincadeira saudável! O que não é legal é o uso de cerol, pois o uso de cerol é crime. Pode vitimizar pessoas”, alerta o gerente da Defesa Civil de Fundão, Valfran Nunes, no vídeo.