Um passeio no cais, a visita ao navio escola, as crianças do jardim de infância numa brincadeira de roda debaixo das árvores do Parque Moscoso, os foliões e suas fantasias nos dias folgados do carnaval do centro de Vitória. Cenas raras e inéditas da capital do Espírito Santo compõem o curta-metragem “Vitória Revisitada”, a mais nova obra da cineasta Adriana Jacobsen.
As imagens foram captadas nos anos 60 pelo cineasta amador alemão Ernst Bergmann (1921-2015) nos primeiros tempos do namoro e noivado com a escritora capixaba Marilena Vellozo Soneghet Bergmann. O filme será lançado nesta quinta-feira (19/12), às 19h, em sessão gratuita no Cine Animazul do Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha (Vitória – ES).
“Vitória Revisitada” resgata imagens antigas do Porto de Vitória e dos navios, da baía, da beira-mar, da praia antes do aterro, da Ponte Florentino Avidos, da Ilha do Príncipe e ainda traz registros de eventos como a inauguração da Ferro e Aço e a passagem de um parque de diversões pela região. O projeto, da Monazita e do Instituto Marlin Azul, foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura/Governo Federal, repassados através do edital 001/2023 pelo Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Vitória (ES).
O TESOURO DE BERGMANN
Falecido aos 94 anos de idade, o engenheiro alemão Ernst Alexander Rudolf Bergmann chegou em 1960 ao Espírito Santo para trabalhar na implementação do grande polo siderúrgico capixaba. Dois anos depois, aos 42 anos, casou-se com Marilena Soneghet, na época com 21 anos. Marilena é escritora, poetisa, compositora, membro da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. O casal viveu 54 anos juntos até o falecimento de Bergmann, em 2015.
Inspirado por um olhar sensível e atento, o realizador amava registrar com sua câmera em 8mm e Super 8 cenas do cotidiano do estado e de outras partes do mundo durante viagens feitas ao longo da vida e, em grande parte, ao lado de Marilena. A escritora que o viu desde a primeira vez com a câmera nas mãos conta que eles costumavam sair à toa e descobriam na hora o que fazer. Foi assim que Bergmann captou a beleza na rotina comum da cidade. O acervo no estado inclui registros coloridos, únicos e raros nunca disponibilizados para visualização pública.
Após o falecimento do esposo, Marilena assumiu a guarda de todo o acervo visual do cineasta amador integrado por imagens do Brasil e do mundo. Este material passou por um processo de digitalização e recuperação através de projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, contemplado pelo Edital de Preservação e Memória da Secult-ES, a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.
SOBRE A DIRETORA
Adriana Jacobsen é diretora e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha).
Dirigiu curtas-metragens e o longa-metragem "Outro Sertão", prêmio especial do júri do 46º Festival de Brasília, prêmio do público para melhor documentário nacional da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e os prêmios de melhor filme, direção e uso de arquivo no 13º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, entre outros.
Atua na realização audiovisual, na preservação da memória e na organização e preservação de acervos e histórias. Fez a coordenação geral da organização de dois arquivos audiovisuais: Acervo “Outro Sertão”, para o Museu Judaico de SP, e “Acervo Bergmann”, para o Instituto Marlin Azul (do qual é membro) e a Midiateca Capixaba.
SERVIÇO
Sessão de cinema gratuita
Lançamento do filme “Vitória Revisitada” (Doc, 14’, 2k)
Classificação: Livre
Roteiro e Direção: Adriana Jacobsen
Sinopse: Imagens inéditas da cidade de Vitória, produzidas pelo cineasta amador Ernst Bergmann, são trazidas à vida pelas lembranças de sua viúva, a escritora Marilena Soneghet Bergmann. Em companhia do casal, durante seu noivado, revisitamos Vitória no início do processo de expansão urbana e econômica da década de 1960. Através de imagens de arquivo, a história convida a uma reflexão sobre alterações paisagísticas ocorridas desde então, permanências e transformações.
Data: Quinta-feira (19/12)
Horário: 19 horas Local: Cine Animazul – Instituto Marlin Azul – Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570 – Jardim da Penha – CEP: 29.060-720 - Vitória – ES
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Marlin Azul