Pode ser fácil para algumas pessoas olhar para um Salvador Dalí, Joan Miró ou Van Gogh e identificá-los de acordo com seus traços inconfundíveis. A verdadeira arte está no despertar da atenção e da sensibilidade de estudantes de ensino fundamental utilizando poucos recursos.
Na aula de Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Cruz, Aracruz, no Norte do Espírito Santo, a arte saiu do campo das ideias e se transformou em algo palpável.
Alunos do 8º e 9º anos da EMEF Santa Cruz utilizaram a única aula que possuem na semana e outras tantas horas de dever de casa para reproduzirem sua sensibilidade nas telas e papéis ofício aos quais tiveram acesso.
Orientados pela professora Ana Paula Coutinho os estudantes deram nova vida à arte já conhecida de pintores famosos.
"Toda a produção dos nossos alunos está baseada no Plano de Ensino determinado pela Secretaria de Educação de Aracruz, aproveitando o pouco material que existe", contou a professora Ana Paula.
E acrescentou:
"Gostaríamos de expor essas telas no Museu de Santa Cruz. Mas, para isso, teríamos que ter cavalete para expô-los, o que é algo que não temos", lamentou.
Para os alunos, foi uma experiência única, embora não seja as Artes Plásticas o sonho de profissão de muitos deles.
A OPINIÃO DOS ALUNOS
"Foi o primeiro quadro que pintei. Não tinha noção de tamanho. Foi possível expressar a liberdade. Minha avó fez Belas Artes, minha mãe pinta, mas não vejo como carreira. Possivelmente, deverá virar um hobby para mim", explicou a aluna do 9º ano B Maria Eduarda Sarcinelli, que reproduziu o surrealismo do espanhol Salvador Dalí.
"Nem gosto de artes. Gosto mais de poesia e nem pensei que conseguiria pintar. Como a professora deixou terminar em casa, minha mãe me orientou a desenhar em um papel primeiro, depois fui desenhando devagar", relatou a aluna do 9º ano A Stela da Silva Gama, que também reproduziu um Salvador Dalí.
"Pensei bem antes de fazer. Tive cuidado. A experiência foi boa, mas cansativa. Procurei, pesquisei antes de fazer. Pesquisei imagens. Encontrei essa imagem de uma mão segurando um pássaro. Foi a primeira vez que pintei e gostei. Gosto de desenhar. Quero fazer Engenharia", contou o aluno do 9º ano A Bruno Ferreira Rosário, que fez uma reprodução do também espanhol Joan Miró.
"Eu não sabia desenhar. Achei que teria dificuldade. Primeiro não consegui. Vi três versões da tela 'Quarto de Van Gogh' e ampliei. Não sabia desenhar, mas fui tentando até conseguir fazer. Como profissão quero ser médico. Tenho o objetivo de ajudar as pessoas", revelou o aluno do 8º ano A Amadeu Souza dos Santos, que desenhou e pintou a famosa tela 'O Quarto de Van Gogh", utilizando lápis de cor e papel ofício.