Um dia após as comemorações do Dia Nacional do Livro, crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Anastácia, de Nova Santa Cruz, vivenciaram nesta terça-feira (30 de outubro), experiências bem interessantes e interagiram com autor Adolfo Gomes do Nascimento, morador de Santa Cruz.
Embora seja apenas um dia de comemorações, a criançada do CMEI, juntamente com seus pais, estava envolvida com o evento “Café com Livros” há bastante tempo. Para tanto deixaram sua criatividade aflorar e elaboraram a Casa e seu Dono, onde cada um tinha a função de fazer uma rima que combinasse com a arte produzida pelos alunos e por seus pais e as colocassem nas casas confeccionadas.
Os alunos também confeccionaram livrinhos e expuseram no Cantinho da Leitura, espaço reservado para alunos e para membros da comunidade local.
“Deixamos que as crianças criassem suas rimas e eles fizeram as rimas com palavras que existem. Em outros momentos eles inventavam as palavras para que rimassem com o que elas haviam criado. Foi tudo muito divertido”, contou a pedagoga e professora Waldirene de Oliveira Ferreira, vestida com uma bela capa vermelha de Chapeuzinho Vermelho.
Durante todo o dia as 124 crianças do CMEI (incluindo turnos da manhã e da tarde) participaram de brincadeiras, bingo e contação de história.
O autor Adolfo Gomes do Nascimento declamou dois poemas de suas autoria: “Pom Pom” e “Acerto”, reunindo em torno de si várias crianças.
Já a mãe do aluno João Miguel, Jacilaine Farina, contou a história de Bia Bedran “O pescador, o rei e o anel”.
Em 2012, o projeto “Comunidade de Leitores” realizou um evento, mas o enfoque foi musical. Desta vez, a ideia foi o incentivo à leitura.
Participaram do evento, além dos pais e dos alunos, pessoal dos serviços gerais, manipuladoras de alimentos, monitoras, professoras, pedagoga e diretora.