O encerramento do projeto Iakumã, que aconteceria neste sábado (17 de novembro), na Aldeia Pau-Brasil teve que ser adiado por causa do falecimento de um membro da comunidade. A nova data para a realização do evento ainda não foi definida.
O projeto Iakumã recebeu este nome em homenagem à professora Janaína Pereira Rosa, que divide seus conhecimentos da língua Tupi com jovens e adultos da aldeia, além de trabalhar como docente em escolas do Ensino Fundamental.
O projeto prevê o resgate da cultura Tupinikim, respeitadas sua língua e sua forma de viver, e foi realizado em 2018 pela Associação Indígena Tupinikim da Aldeia Pau Brasil (AITUPIAPABRA). Trata-se da revitalização da memória comunitária, além da produção de um site e a da valorização da língua Tupi.
Evento acontecerá na Aldeia Pau Brasil, mas data ainda não foi definida
Estavam previstos para o evento a apresentação de grupos de Dança dos Guerreiros, Coral Tupi, Dança das Peneiras, Grupo Entre Nações e Grupo Tupi Nhe’enga.
Os organizadores informaram que assim que estabelecerem uma nova data para o encerramento, um novo material de divulgação será apresentado.
O projeto Iakumã é uma realização da AITUPIAPABRA e contou com a participação direta do presidente da associação, Aldir Conceição Cruz, da vice-presidente, Karina Francisco Soares, e do tesoureiro, Rafael Francisco Bof. O cacique Valdeir Almeida Silva também fez parte da equipoe interna de execução do projeto. A elaboração e gestão executiva foi realizada pela jornalista e cientista social Raquel Lucena Paiva e pelo biólogo e gestor de projetos Nelson Barcelos Pereira.