Boas notícias chegam ao bairro Itaparica para movimentar a vida socioambiental e cultural de quem vive na comunidade. Trata-se do Porã Cultural, um espaço aberto para os moradores da região. Em março terão início as aulas de dança. Mas também estão previstas aulas de audiovisual, fotografia e animação.
Localizado no distrito de Santa Cruz, em Aracruz, Itaparica estava relegado a um papel de coadjuvante na história da região. Mas os idealizadores do projeto querem desenvolver o protagonismo local, democratizando o acesso às diversas atividades.
“Este é um espaço que está aberto para a comunidade. Teremos diversas oficinas de capacitação. Queremos juntar grupos de estudo das leis de incentivo para que, inclusive, possamos participar dos editais. Pensamos também em formar jovens e crianças para que sejam guias-mirins”, explicou Beth Areias, uma das idealizadoras do projeto.
Em março, Beth estará ministrando as aulas de dança para crianças entre seis e 12 anos. Os interessados poderão procurar a EMEF Itaparica para participar do projeto do Porã Cultural.
Também idealizador do projeto, Guto Louzada explicou que o local tende a ser um espaço multiuso.
“Além da dança, também teremos oficina de audiovisual, fotografia e animação. Terminados os ajustes, à medida que formos conversando com a comunidade, poderemos oferecer outras oficinas”, assinalou Guto.
Tanto Beth como Guto destacaram a importância de despertar a consciência ambiental na comunidade local, principalmente, porquê o bairro está localizado em uma Unidade de Conservação (UC), que são áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais.
As aulas de dança deverão ser ministradas às sextas-feiras, enquanto as de audiovisual, fotografia e animação acontecerão aos sábados.
Porã Cultural é um espaço para todos os moradores de Itaparica, Portal de Santa Cruz e do entorno; a ideia é oferecer um espaço para diferentes atividades culturais, palestras e oficinas como por exemplo, aulas de dança, audiovisual, fotografia, etc., também podem ser dadas oficinas gratuitas de desenho técnico em computador com Autocad, inclusão digital, ou palestras sobre Agricultura Urbana entre outras. Porã Cultural também esta aberto para qualquer tipo de reunião que a comunidade tiver necessidade.
Porã Cultural será um espaço aberto a todo tipo de manifestação cultural. Convidamos a comunidade de Itaparica e as comunidades do entorno, para conhecer e se apropriar desse espaço.