Expressão da cultura e da arte de Aracruz, criançada de Itaparica e dos arredores tiveram uma tarde de sábado (11 de maio) um tanto diferente. Longe das tecnologias dos smartphones, tablets e computadores e também da televisão, meninos e meninas aprenderam mais sobre o congo e ainda brincaram com os mais diversos brinquedos e ainda colocaram o artista que existe dentro deles para fora.
Com pincel nas mãos, um papel para pintar e uma ideia na cabeça, as crianças mostraram seus talentos por meio das tintas.
Mas quem não conseguiu ficar sentado, preferiu as brincadeiras. E opções não faltaram. Bola de sabão, corda, bola de gude e a queimada.
Para encerrar “A Tarde de Lazer para Crianças de Todas as Idades”, no início de noite, foi a batida do coração que comandou o final da festa. Sob a orientação de Tião Fonseca, a garotada soube exatamente o que fazer com os tambores e as casacas.
“Tio, vai ter mais dessas brincadeiras?”, foi a pergunta de um dos muitos meninos que brincavam na praça de Itaparica.
“Uau, foi muito legal brincar. Se começar mais cedo, vai dar para brincar mais”, disse uma das meninas.
A expressão de alegria das crianças ao ver suas mães e pais interagindo com eles nas brincadeiras foi contagiante.
"O objetivo foi alcançado. As crianças brincaram, se divertiram e ainda formaram uma banda de congo com alegria", comemorou a professora Beth Areias, idealizadora do evento.