Anote na agenda e se programe para a 9ª Italia Unita Guaraná - Aracruz, que será realizada entre os dias 5 e 7 de julho. Por ser a nona edição, nada mais justo do que homenagear todas as nonnas (avós) italianas durante o evento. A festa “Nonna: matriarca construindo a história na imigração - A vida da mulher italiana” contará com diversas apresentações, mas o típico show italiano será apresentado por Mirano Schuler, no dia da abertura no palco principal.
Figura marcante na sociedade europeia e, principalmente, durante o período da imigração italiana ao Brasil, as matriarcas serão lembradas durante a festa do distrito aracruzense, que contará com comidas típicas e outras atrações.
“O respeito à matriarca sempre foi muito grande. As nonnas eram que comandavam as casas. Lembro que minha avó recebia o café na cama. Ela batia com a ponta da vassoura no assoalho do andar superior para acordar minha mãe, que era nora dela. Depois ela voltava para a cama e minha mãe preparava o café e levava para ela na cama. Havia o respeito da mulher mais nova para com as nonnas”, lembrou Paulo Bottoni, membro do Secretariado dos Imigrantes Friolanos de Aracruz, organizador do evento.
A festa tem por objetivo preservar a identidade dos imigrantes italianos e fomentar a cultura local.
O cartaz de divulgação da festa conta com nonnas bem conhecidas e respeitadas de Guaraná. São elas: Enecilda De Marchi, Laura Piol, Iracema Lozer, Arlinda Pandolphi, Ângela Frigini e Antonia Telles.
“A intenção é fazer uma Italia Unita estendida. Queremos que dure além dos três dias festa. Se vendemos capeletti durante a festa, que possamos vender durante todo o ano”, exemplificou o presidente do Secretariado, João Batista.
Durante a festa haverá a famosa Carretela Italia Unita, a partir de 15 horas do sábado (6 de julho). A carretela é uma das manifestações culturais italiana mais populares e arrasta uma multidão durante a festa.
Também haverá apresentação de grupos de danças típicas, comida italiana, vinho, shows com artistas. Os cooperados da Coopermassas estarão presentes na festa e será a estreia da entidade na venda em massa de seus produtos.
“Teremos ainda competição de moagem de café e serra madeiras”, contou João Batista.
A competição é feita por tempo, ou seja, quem moer café de forma manual e mais rápida será o campeão. Da mesma forma a serra madeiras. Cada equipe conta com dois competidores, tendo cada um de um lado da serra. A equipe que serrar a madeira de forma mais rápida será a campeã.
Durante evento específico foram eleitas a rainha e as princesas da festa. Lorrana Cyrillo (Guaraná) foi eleita rainha e as princesas são Naiara Nunes Nossa (1ª princesa - Jacupemba) e Tatiana Dal Piassi (2ª princesa - Sede). Além da festa de Guaraná, as três representarão Aracruz em todas as festas da imigração italiana que forem realizadas no Espírito Santo.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (5 de julho)
18 horas - Abertura das barracas, cantinas e restaurantes
19h30 - Abertura oficial com autoridades (palco principal)
20 horas - Apresentação de grupo de danças italiana (palco cultural)
20h30 - Show típico italiano: Mirano Schuler (palco principal)
22 horas - Encerramento
Sábado (6 de julho)
11 horas - Reabertura das barracas, cantinas e restaurantes
15 horas - “Carretella Italia Unita”
18 horas - Show típico italiano: banda Brasitália (palco principal)
18h30 - Show popular: Paulo Eduarco e banda (palco da praça)
21 horas - Show popular: Amanda e banda (palco principal)
0 hora - Encerramento
Domingo (7 de julho)
10 horas - Missa celebrada em italiano (Igreja Matriz)
11h30 - Saudação aos Imigrantes com a Banda Marcial Ermentina Leal e reabertura das barracas, cantinas e restaurantes
12h30 - Show com Yuri Lucca (palco da praça)
14 horas - Apresentação de grupo de danças italiana (palco cultural)
15 horas - Desfile cultural: “145 anos de história da imigração italiana no Brasil” - Escola Mário Leal Silva
16 horas - Campeonatos culturais: “moagem de café manual” e “serra madeiras” (palco cultural)
16h30 - Show popular Grupo Galego (palco da praça)
18 horas - Show popular Léo Mai e banda (palco principal)
21 horas - Encerramento
Sou filho de guaraná e me sinto orgulhoso pela iniciativa, apesar de não ter descendência italiana e si portugueses e espanhol, bom dia e parabéns pela iniciativa.
Parabéns há comunidade de Guaraná, esta festa é a melhor da região 👏👏👏👏👏👏👏👏 população unida, festa perfeitaaaaa