O cineasta T-Kauê, da aldeia Comboios, em Aracruz, Norte do Espírito Santo, acaba de estrear seu novo longa-metragem. O lançamento seria marcado pela exibição do filme na telona, mas, devido às ordens de isolamento social para conter a transmissão da Covid-19, T-Kauê decidiu disponibilizar a obra na internet.
“Bravura e Coração” é o segundo longa-metragem, escrito, dirigido e filmado por T-Kauê. O filme mistura ficção e aventura, numa trama filmada na restinga da aldeia Comboios.
Na história, Yaruguá (Yago Francisco) vive um dilema entre o amor por Mendara (Julia Cristina) e o desejo de vingança contra Abatã (Vitor Duarte), que matou o seu irmão. “O que está pegando, é que, pelo fato de Yaruguá se ocupar mais com os planos de vingança contra Abatã, está deixando de lado os sentimentos por Mendara”, completa o cineasta tupiniquim.
Em meio ao tema central aparecem outros personagens que prometem esquentar a aventura, como Katuí (Orlando Carlos), um kunumĩ que adora se meter em confusões, Nhy’ã-Ngatu (Francismar) e Kaiuá (Cayo Francisco). “Esse filme não é no idioma tupi - a nossa língua original -, mas eu trouxe palavras, expressões simples do dia a dia, também como uma forma de motivar a nossa geração a se interessar pelo aprendizado da língua”, concluiu.
T-Kauê filma seu segundo longa-metragem na restinga da aldeia Comboios
T-Kauê é cineasta Tupiniquim independente, escritor, cantor e desenhista estilo magá. Nativo da aldeia Comboios, o jovem já participou da gravação do filme “O Enorme Gavião” (2012), baseado numa lenda antiga, e já filmou o primeiro longa-metragem “As Faces do Coração” (2015), exibido na própria aldeia e sem escolas indígenas de Aracruz. Atualmente, além de filmar seu segundo longa, T-Kauê também publicar vídeos no seu canal do Youtube TK Produções Comboios, onde ele fala sobre a sua cultura na língua Tupi.
Texto extraído do Blog Portal Raio de Luz, com autorização do autor
Parabéns aos tupiniquins da aldeia