A pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo planeta e um dos primeiros setores a receber o impacto da Covid-19, além da saúde, foi o turismo e a cultura. Com os olhos voltados para o futuro, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, iniciou nesta sexta-feira o levantamento de dados pertinentes aos dois setores. O período da pesquisa estende-se até a próxima sexta-feira (22 de maio).
O município tem uma forte vocação turística e um rico conjunto de equipamentos culturais para atrair o turista mais próximo. De acordo com pesquisa realizada por turismólogos, os destinos domésticos serão os mais procurados assim que a pandemia der uma trégua.
Para tanto, a secretária de Turismo e Cultura de Aracruz, Flávia Cândida Ferreira Santos, quer saber a demanda do setor durante o isolamento social através de um questionário que está disponível em plataforma do site oficial da PMA.
O objetivo do questionário é identificar os efeitos e impactos desse período, quais as necessidades do setor e quais são os principais desafios pós-pandemia.
“Os questionários são para pessoas físicas e jurídicas que trabalham com turismo e cultura, sendo as perguntas direcionadas aos setores dessas áreas”, explicou a secretária.
Diante das respostas dos questionários, a secretária Flávia Cândida espera traçar políticas públicas para o setor.
“Conseguiremos identificar ações que ajudem o retorno do turismo e da cultura mediante intervenções do poder público, naquilo que lhe for possível e cabível”, assinalou a secretária.
Em entrevista ao jornal online Voz do Piraqueaçu, a secretária Flávia Cândida disse que uma nova rota turística deverá ser explorada assim que a pandemia for superada.