Em 2020, a palavra que mais se ouviu foi “reinvenção”. Todos teriam de se reinventar, quando tudo passasse. Mas, para Dener Vianez, vocalista e idealizador da banda de rock metal VNZ, sua reinvenção chegou na vida muito antes do vírus devastador atingir o planeta.
Em meio a depressão, Dener Vianez, hoje com 59 anos, mergulhou de cabeça em seu projeto de cura pela música. E assim aconteceu. Depois de cinco anos nas sombras da depressão, o músico dedicou três anos de aulas de canto, incluindo um curso de Fisiologia da Voz.
O fruto dessa cura chegou em forma de músicas. Uma delas, o single “Pray for you” é uma homenagem a Chester Bennington, vocalista da banda americana Linkin Park, que morreu em 2017, depois de se enforcar dentro de sua própria casa.
“Sou uma pessoa espiritualizada. E sonhei com um anjo me pedindo que rezasse pelo Chester Bennington. E neste sonho eu via uma criança que me pedia uma oração. Ao realizar algumas pesquisas, vi que esta criança era o próprio Chester Bennington pedindo uma oração. Foi aí que surgiu ‘Pray for you”. A música é uma oração de resgate da alma dele”, contou Dener.
Embora apaixonado pela música, o vocalista da VNZ precisa dar um tempo em seu projeto. O motivo é o de sempre: falta de apoio.
Dener procurou amigos influentes no mundo do rock, mas não obteve o engajamento que esperava. Então, como ele mesmo diz, “entre tocar o projeto e colocar comida em casa”, o músico preferiu sua sobrevivência.
A reportagem da Voz do Piraqueaçu ao obter conhecimento do assunto, decidiu dar uma forcinha e mostrar a VNZ para quem quiser ver e ouvir.
Site especializado em rock, a Rodie-Metal, também abraçou o projeto de Dener e também difunde o trabalho do capixaba.
Mas, “dentro de casa”, no Espírito Santo, ele contou com Adriano Scaramussa, do Audio Space Studio.
“Para ter uma noção de valores fui visitar o Adriano. O resultado dessa visita foi ele dizendo assim: ‘Hoje você vai sair daqui com uma música minha. Aí que surgiu a música Don’t Fight Surf 4your Rights”, lembrou Dener.