Imbuídos no objetivo de não deixar a arte do congo morrer, filhos e amigos da Rainha do Congo Capixaba, Dona Astrogilda, que faleceu há um mês, farão um grande encontro neste sábado (21 de agosto), a partir de 14 horas, na Escola Ermentina Leal, na Vila do Riacho. Na ocasião, eles apresentarão a nova rainha e o novo mestre da Banda de Congo São Benedito do Rosário.
As lágrimas de saudade estão sempre nos olhos de seus filhos Antônio e Cristiana, respectivamente filhos do primeiro e segundo casamentos de Dona Astrogilda, e ambos caminham firmes no propósito de deixar viva a arte do congo da Vila do Riacho.
“Prometi à minha mãe que manteria o nosso congo vivo. Serei sempre a princesinha dela”, lembrou Cris, como é chamada pelos amigos.
O mestre a ser apresentado nesse encontro é Carlos Weverton Ribeiro Cristino, filho de Cris, enquanto a nova rainha é Rosa Galdino.
“Os dois já vinham participando dos festejos do congo há muito tempo, então vamos apresentá-los durante o encontro”, detalhou Cris.
Para que o encontro somasse o maior número de participantes das artes folclóricas em geral, mestre Antônio entrou em contato com o historiador especialista em cultura popular e políticas públicas Eliomar Mazoco, que presidiu o Conselho Espírito-Santense de Folclore, para convidar outros mestres do congo e representantes de outras artes populares.
“De 96 a 2008, quando estive no Conselho Espírito-Santense de Folclore, pude contar sempre com o apoio importante de Dona Astrogilda. Ela era uma intelectual orgânica da cultura popular. Ela sempre esteve presente defendendo o seu legado”, lembrou Mazoco.
Segundo Eliomar Mazoco, a homenagem a Dona Astrogilda foi uma ideia do mestre Antônio, filho de Dona Astrogilda e mestre do Congo de São Benedito do Rosário, da Vila do Riacho.
Cartaz do encontro para homenagear Dona Astrogilda
“Esta será uma celebração em torno do nome da Rainha do Congo Capixaba. E a pedido do mestre Antônio, com quem também tive uma convivência muito longa e fomos em encontros no Rio, São Paulo e Brasília, sempre representando a arte popular do Espírito Santo”,
Mazoco explicou que duas prefeituras, de Anchieta e de Cariacica, apoiarão a ida de seus representantes do congo até a Vila do Riacho. Já outros mestres e representantes de outras artes populares participarão do evento de forma voluntária. Também são esperadas pessoas de Fundão, Serra, Vitória e Vila Velha.
O encontro do congo de Aracruz para homenagear Dona Astrogilda contará com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura do município.
SERVIÇO
Evento: Homenagem à Rainha do Congo Dona Astrogilda
Local: Quadra da Escola Ermentina Leal
Data: 21 de agosto (sábado)
Horário: 14 horas
Nova rainha do congo: Rosa Galdino
Novo mestre do congo: Carlos Weverton Ribeiro Cristino
JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É POSSÍVEL COM O SEU APOIO
DOE E AJUDE A FAZER UM JORNALISMO INDEPENDENTE!
Chave PIX
29.422.608/0001-96
Nossa mensagem:
"A informação pode mudar sua vida. A ausência dela também".