O CineMarias está com inscrições abertas até 5 de março para realização do LAB Audiovisual - Edição Synergia voltado para mulheres cis, trans, travestis, todas as identidades femininas e pessoas não-binárias da região de Aracruz com idade entre 18 e 35 anos. A formação é gratuita com bolsa de R$ 300 para cada participante. As selecionadas irão aprender a produzir curtas-metragens com temáticas sobre violência de gênero baseadas em suas próprias experiências pessoais com assédio, misoginia e em denúncias feitas com base na Lei Maria da Penha. As inscrições e regulamento estão disponíveis no site cinemarias.com.br.
O LAB ocupando a cidade de Aracruz é uma novidade do projeto para este ano, que já acontece desde 2021 na Grande Vitória com o lançamento de oito filmes pelas participantes. O laboratório é a etapa formativa do CineMarias, que busca proporcionar às jovens uma qualificação técnica básica na área de audiovisual, trabalhando de forma poética e artística a reflexão e a memória sobre a mazela social das mulheres em situação de violência, e a falta de representatividade feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder.
A capacitação irá selecionar 20 jovens que irão participar entre os dias 10 e 26 de março de aulas online de roteiro, direção e montagem, seguidas da oficina presencial “Existo Porque Resisto”. A prática irá simular um set de filmagem onde elas irão produzir um filme-poesia profissional, que propõe um encontro entre o cinema e a poesia para dar visibilidade à denúncia da violência contra a mulher e, ao mesmo tempo, fabular novos futuros possíveis.A abertura da programação terá ainda uma roda de acolhimento com bate-papo sobre a Lei Maria da Penha.
Fomentar esse debate por meio de capacitações em um estado que ocupa a 6º posição no ranking de feminicídio do país, segundo dados de 2021 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é o foco da ação cultural. Ao longo de 2022, o estado registrou 91 assassinatos, destes 31 foram feminicídios, conforme publicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do ES.
O CineMarias é patrocinado pela Synergia Socioambiental com produção da Odoyá Arte e Cultura, Lúdica Audiovisual e Terreiro de Ideias. A realização é da Puri Produções e do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mostras de cinema feminino e debate sobre equidade de gênero nas escolas
Além do LAB, o CineMarias traz uma novidade este ano: a realização da Mostra CineMarias Itinerante - Edição Synergia. A partir de uma curadoria de filmes de curta-metragem que trazem à luz a reflexão sobre a relação entre identidades femininas, corpo e território será realizado um debate sobre equidade de gênero em escolas da rede pública de ensino médio nas cidades de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina e Linhares.
Serão selecionadas cinco obras brasileira dirigidas por mulheres cis, trans, travestis, pessoas não-bináries que elaborem em suas narrativas temas sensíveis, como genêro, representatividade, violência, corpo e cidade.
O CineMarias
O CineMarias é um projeto cultural e social que surgiu em 2021 voltado para fomentar o protagonismo do público feminino nos espaços de poder, na mídia, na TV e no audiovisual. A ação realiza laboratórios de formação audiovisual e mostras de cinema para difundir obras de realizadoras locais e nacionais, além de workshops e masterclasses de criação gratuitos com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba.
A 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território foi uma ação de mostra de cinema feminino inédita no estado realizada em setembro de 2022, no Cine Metrópolis (Ufes). Foram realizadas duas mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros (nacional e capixaba) protagonizados por mulheres, além de sessões de longas e médias-metragens.
O evento também lançou os filmes produzidos durante os LABs e reuniu cerca de 2 mil pessoas, que puderam, além das mostras de curtas, participar de uma programação educativa extensa com seis bate-papos, três workshops, três masterclasses de criação com profissionais reconhecidas do cinema nacional e três shows musicais de artistas capixabas e nacional.
Nas redes, os telespectadores e amantes dos projetos puderam colaborar e difundir o debate. Os conteúdos inéditos produzidos durante a edição tiveram cerca de 160 mil visualizações.
Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas pelo site cinemarias.com.br e instagram @cinemarias. Depois da edição itinerante, será a vez da mostra competitiva nacional e do LAB CineMarias na Grande Vitória. As datas de inscrições das atividades serão divulgadas um mês antes da abertura nas plataformas do projeto.
Com informações da Assessoria de Imprensa do CineMarias