O pescador Geraldo Tonon, morador de Coqueiral, distrito de Santa Cruz, em Aracruz, é o representante do Espírito Santo na Seleção Brasileira de Pesca que disputará entre os dias 10 e 17 deste mês o II Campeonato do Mundo Masters, nas localidades de Faro e Sera, distrito de Albufeira, Algarve, Portugal. Nesta quinta-feira (8 de novembro), o capixaba fez seu treino e fez uma análise das condições do tempo para a competição.
Segundo Tonon, a temperatura esteve agradável, mas existe uma previsão de virada do tempo para esta sexta-feira.
Ele explicou que em caso de chuva a prova não é interrompida.
“A menos que seja uma tempestade muito forte, então, a organização interrompe a competição”, explicou Geraldo Tonon.
Além do capixaba, estão na competição os Guido Rabelo Nobre (CE), Antônio Barroso Lima (CE), Laercio Teles de Melo (BA) e Fábio Damasceno (RN). Já estão em Portugal, ao lado de Geraldo Tonon, Guido e Fábio.
“Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para honrar a nossa pátria Brasil. Nossa bandeira cada dia mais, de pé”, salientou Geraldo Tonon.
No treino desta quinta-feira, o capixaba conseguiu pescar um sargo e uma baila, mas depois foram soltos no mar.
“Mesmo durante a competição os peixes são medidos e pontuados por uma tabela que faz a relação espécie x comprimento. Depois eles são devolvidos ao mar”, detalhou Tonon.
Em entrevista concedida à Web Rádio Voz do Piraqueaçu em junho, o competidor Tonon explicou que o Mundial de Portugal será uma preparação para os Jogos Mundiais de Pesca, que serão realizados em 2019, na África do Sul.
“As características da África do Sul, em 2019, são bem parecidas com as do Brasil. O tipo de mar nos permite arremessos de 150 metros. Em Portugal os arremessos estão entre 220 e 240 metros”, disse ele.