Uma verdadeira festa está preparada para acontecer no próximo domingo (20 de outubro) no estuário do Piraquê-açu. Será realizado o 1º Aberto de Pesca em Caiaque com largada prevista para 5 horas, a partir do Pontal do Piraqueaçu (antigo bairro Balsa). Será um dia inteiro de pescaria.
Os pescadores irão participar da prova embarcados em caiaques. São competidores do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia. A previsão é de participação de mais de 160 embarcações.
A disputa é realizada com a captura de peixes que são medidos e depois soltos novamente em seu ambiente aquático. De acordo com os organizadores, o objetivo é incentivar a pesca consciente.
"Nas últimas décadas a antiga imagem da pesca como algo predatório vem sendo modificada, com o crescimento da pesca esportiva e a maior conscientização dos praticantes. Atitudes como o pesque e solte, o manuseio correto do pescado e a busca pela seletividade vem ajudando e muito a tornar a atividade mais dinâmica, menos impactante e principalmente mais sustentável", assinala a organização do evento.
Durante a disputa, haverá duas categorias principais: uma que irá premiar os maiores robalos capturados e outra que irá premiar o maior peixe capturado, mas que não seja robalo.
"Cerca de 160 competidores se reunirão no estuário do Rio Piraquê-Açu, no litoral de Aracruz/ES, atrás de robalos, pescadas, xaréus, vermelhos e das várias espécies que habitam a região. O evento contará ainda almoço de confraternização, sorteios e cerimônia de premiação", informam os organizadores.
Serão distribuídos mais de R$ 18 mil em prêmios e sorteio, incluindo quatro caiaques.
A festa se inicia com o café da manhã. Haverá uma estrutura de apoio na praia para recepcionar todos. Ainda durante a realização do evento haverá um bazar fishclub com produtos de qualidade sendo comercializados com descontos.