No último sábado (21 de janeiro), em noite de festa e clima de despedida, o pivô Anderson Varejão, que contribuiu com honra e glória na história do Cleveland Cavaliers, prestou homenagem ao seu primeiro técnico de basquete, Alarico Duarte.
Agora, ao assumir a gestão de desenvolvimento do clube americano, a lenda do Cavaliers fez questão de lembrar dos tempos em que treinou no Saldanha da Gama. Respeitado no esporte e também no samba, o capixaba Alarico estava presente na cidade para receber pessoalmente o carinho de seu ex-pupilo. Ele não conteve as lágrimas.
“Para transformar essa noite de uma maneira mais especial ainda queria homenagear meu primeiro técnico, Alarico Duarte, que está aqui. Muito obrigado por me fazer acreditar que um dia eu poderia estar aqui”, agradeceu Varejão.
Médico ortopedista de formação, Alarico não tem treinado qualquer equipe no Espírito Santo. O último clube em que atuou foi o Álvares Cabral.
A história de Alarico se mistura com a própria história recente do basquete do Estado. Se hoje o NBB (Novo Basquete Brasil) está bombando nas quadras de vários estados do país, o Saldanha (ao lado do Cetaf) teve sua parcela de contribuição. E, claro, a digital do ex-técnico de Anderson Varejão estava lá.
Esse é só um trecho da história escrita por Alarico. Quando Varejão disse que o seu primeiro técnico o fez acreditar em seu sonho, a verdade é que Alarico proporcionou a todos atletas que treinaram com ele que todo sonho é possível. Basta que todos acreditem.
Show!!! Extremamente válido o reconhecimento… Alarico, uma lenda.