De nada adiantaram as reuniões convocadas por vereadores de Aracruz para sanar parte do problema de lançamento de esgoto "in natura" no Rio Piraquê-Açu. O prazo de 90 dias estipulado pelo diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Elias Marochio, expirou no dia 30 de outubro e nada foi implantado no distrito.
A tubulação de esgoto de Santa Cruz, segundo o próprio diretor da autarquia, tem quase 30 anos e teria sido implantada na década de 1990.
O problema do lançamento do esgoto "in natura" no rio foi denunciado pela comunidade de Santa Cruz e nas reuniões convocadas pela Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Aracruz, tendo contado com a participação de moradores e de membros do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (CICASC).
O Saae foi procurado para falar sobre o assunto, por meio da assessoria da Prefeitura Municipal, que atende também a autarquia municipal, mas até o fechamento desta matéria ninguém se pronunciou sobre o não cumprimento do prazo.