noticias81 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Meio Ambiente

Dicas para reduzir consumo de energia em pleno inverno

Publicada em 29/05/18 às 09:42h - 523 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dicas para reduzir consumo de energia em pleno inverno  Compartilhar a noticia Dicas para reduzir consumo de energia em pleno inverno  Compartilhar a noticia Dicas para reduzir consumo de energia em pleno inverno

Link da Notícia:

Dicas para reduzir consumo de energia em pleno inverno
Chuveiro: pode ser vilão ou mocinho. Depende do consumidor  (Foto: Divulgação)

Neste 29 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Energia, a EDP Escelsa demonstra, por meio de dicas, que é possível reduzir o consumo de energia, mesmo quando o inverno está batendo às portas.


As temperaturas baixaram e basta ficar do lado de fora de casa após o horário das 17 horas para se notar que o ar frio é predominante.


E é por conta desse friozinho que os banhos se tornam mais longos e mais quentes. É justamente naquele banho quentinho que se esconde o maior vilão das contas de energia no final dos meses em que as temperaturas estão mais baixas.


A EDP Escelsa preparou dicas para manter e até reduzir o valor da conta de luz, mesmo no inverno.


A empresa conhece o seu consumidor e sabe que é o chuveiro elétrico o utensílio do lar que mais consome energia no inverno. Isto porque as pessoas passam mais tempo no banho para se aquecer.


"O aumento do consumo ocorre entre os meses de maio e agosto, com horário de pico das 17h30 às 20h30, que é quando as pessoas estão chegando em casa e vão tomar banho, ligam as luzes porque escureceu mais cedo e utilizar outros eletrodomésticos. É importante tentar evitar ficar muito tempo no banho ou usar vários aparelhos ao mesmo tempo", exemplificou Vilmar de Abreu, gestor executivo de Excelência ao Cliente da EDP.


Para evitar o aumento exorbitante no valor da conta, o ideal é diminuir o tempo no banho - entre cinco e oito minutos, no máximo.


Outra dica importante é em relação às lâmpadas utilizadas em casa. Trocar as tão conhecidas lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes ou as de LED reduz o consumo.


O gestor executivo da empresa de energia que atende o Espírito Santo explicou que um chuveiro de potência 5400W e na posição 'inverno' equivale a 360 lâmpadas fluorescentes ou 675 lâmpadas de LED ou ainda a 36 TV's.


DICAS


Chuveiro


- Tomar banhos rápidos, entre cinco e oito minutos, no máximo;

- Evitar o volume muito grande de água;

- Quanto mais quente o banho, maior o consumo de energia;

- Sempre que possível, manter o chuveiro na posição 'verão', já que nesta posição, o consumo é 30% menor que na posição 'inverno';

- Nunca aproveitar uma resistência queimada, pois aumenta o consumo e põe em risco sua segurança e de sua família;

- Dar manutenção periódica nos furos de saída de água do chuveiro, possibilitando a saída de mais água quente com abertura menor no registro.


Geladeira


- Conferir se a borrada da porta está em bom estado (faça um teste colocando uma folha de papel. Se você puxar com a porta fechada e ela sair com facilidade, é porque está na hora de trocar);

- Não utilizar a parte de trás da geladeira para secar roupas, pano de prato ou tênis;

- Evitar abrir a porta várias vezes. O ideal é pegar tudo de uma só vez;

- Verifiar se a temperatura está adequada. No inverno não é necessário deixar uma temperatura muito baixa.


Ferro de passar roupas


- Passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez e ajustar a temperatura de acordo com o tipo de tecido.


Aparelhos


- Ao adquirir aparelhos novos procurar o selo Procel, que classifica os aparelhos considerados faixa 'A' de consumo. Esses equipamentos são certificados pelo Inmetro e, além de consumir menos energia, contribuem com a preservação do meio ambiente.


Iluminação


- Em qualquer época do ano é muito mais econômico e eficiente colocar lâmpadas de LED em vez de incandescentes. No outono e no inverno, com a redução da luz solar, as famílias tendem a acender as luzes mais cedo em casa, então, o ideal é ter lâmpadas mais econômicas em casa.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!