Um ano se passou e o rio Piraquê-Açu voltou a sofrer com o lançamento de esgoto in natura em sua foz, no distrito de Santa Cruz, Aracruz. Nesta quarta-feira (6 de junho), por meio de publicações em redes sociais, um morador do balneário revoltou-se com o descaso e fez um novo vídeo com a situação do esgoto.
O vídeo foi feito nesta quarta-feira pelo morador Wallace Banhos. Ele contou que o problema vem se arrastando há alguns dias.
"Acho um absurdo esse descaso com o rio Piraquê-Açu, com essa quantidade de óleo, lixo e esgoto. E nada acontece! Um rio tão bonito, mas está se acabando", lamentou Wallace Banhos.
Há um ano, um vídeo semelhante foi amplamente divulgado nas redes sociais de moradores de Santa Cruz, originando uma série de reuniões de representantes da comunidade com parlamentares e o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz, Elias Marochio.
A autarquia municipal se comprometeu a resolver o problema e estabeleceu um prazo de 90 dias para a apresentação da solução.
Na data estipulada, a reportagem da Web Rádio Voz do Piraqueaçu voltou a questionar o SAAE, mas na época não obteve retorno.
Nesta quarta-feira, a reportagem voltou a questionar a Prefeitura, por meio de sua assessoria de Comunicação e Marketing, tendo obtido como resposta outro questionamento em relação ao local da gravação do vídeo, solicitando ainda o envio do material para que uma resposta fosse dada.
Até o horário de publicação desta matéria, ninguém havia respondido aos questionamentos.
A Comissão de Meio Ambiente de Santa Cruz, ligada ao Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (CICASC), informou que enviará ofício para a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz solicitando respostas imediatas para o problema.
Segue o vídeo: