O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz informou nesta quinta-feira (7 de junho), por meio da assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz, que o problema do esgoto 'in natura' lançado no rio Piraquê-Açu foi sanado.
"O SAAE Aracruz explica que após levantamentos realizados pela equipe foi constatado que na terça-feira, 05 de junho, houve vazamento de esgoto em uma das ruas de Santa Cruz na qual o reparo foi realizado no mesmo dia. No entanto, após a correção, uma pequena poça de esgoto se formou na rua".
Segundo a nota, a mesma equipe teria feito a lavagem da rua e a água residuária diluída teria escoado pelo sistema de drenagem até o rio.
A autarquia municipal informou que o volume de resíduo teria sido pequeno sem qualquer dano ao meio ambiente.
"Foi feita nova inspeção no local e, até o momento, nenhuma inconformidade foi constatada", informou o SAAE.
O morador Wallace Banhos, autor do vídeo, disse que esteve novamente no local nesta quinta-feira e que o problema teria realmente sido sanado.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente de Santa Cruz, Maik dos Santos Cividanes da Hora, enviou carta aos órgãos ambientais de Aracruz, bem como para o ICMBio, exigindo uma tomada de providências definitivas para o problema do esgoto 'in natura' lançado no rio Piraquê-Açu.
"O lançamento de esgoto em um corpo d'água pode levar ao processo de eutrofização, impactando diretamente o ambiente aquático, além da transmissão de doenças presentes nas fezes humanas. Sem citar o fato de que o esgoto doméstico pode estar contaminado com substâncias tóxicas não orgânicas, podendo afetar o turismo e fonte de renda de populações tradicionais e indígenas, o que intensifica ainda mais tal problemática", alertou o doutor Maik da Hora.