noticias948 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Meio Ambiente

Estudantes de Santa Cruz participam de projeto sustentável e concorrem a prêmio

Publicada em 25/10/18 às 18:25h - 983 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Estudantes de Santa Cruz participam de projeto sustentável e concorrem a prêmio  Compartilhar a noticia Estudantes de Santa Cruz participam de projeto sustentável e concorrem a prêmio  Compartilhar a noticia Estudantes de Santa Cruz participam de projeto sustentável e concorrem a prêmio

Link da Notícia:

Estudantes de Santa Cruz participam de projeto sustentável e concorrem a prêmio
Alunos da EMEF Nova Santa Cruz participam de finalização das lixeiras  (Foto: Web Rádio Voz do Piraqueaçu)

Quer iniciar um projeto bacana que fará toda diferença em sua comunidade? Então, envolva as crianças. Com elas será possível encontrar o incentivo necessário para que a proposta ganhe adeptos. Foi assim com o projeto “Preservar é da minha natureza”, inscrito no Desafio “Criativos da Escola”, do programa Parceria Votorantim pela Educação.


Nesta quinta-feira (25 de outubro) seis alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Santa Cruz finalizaram lixeiras que serão fixadas na escola e na praça do bairro. Além dos alunos da professora Lilian Paulini Bernabé Magalhães, também estão envolvidos no projeto alunos da professora Ana Paula Coutinho, da EMEF Santa Cruz.


Caso seja escolhido o projeto das lixeiras em formato de flor, as escolas dividirão o prêmio de R$ 2 mil.


O tema do projeto foi uma baita coincidência. Segundo a professora Lilian, foram os alunos que escolheram o tema.


“Eles primeiro identificaram o problema, que era o lixo. Depois eles escolheram o que gostariam de fazer e foi interessante porque não houve qualquer interferência minha na escolha do que fazer na área ambiental. Outro dado importante é que quisemos envolver os pais nessa ação”, contou Lilian.


Além da produção das lixeiras, também está inserido no projeto palestras de Educação Ambiental.


Um dos idealizadores do projeto das lixeiras é Jonas Guedes, membro da Comissão de Meio Ambiente de Santa Cruz (COMASC), que esteve na escola e ministrou uma palestra para os alunos.


“Sou um colaborador e um multiplicador desse projeto das lixeiras. Quando foram feitas as primeiras, a ideia foi envolver os alunos da região e atingimos o ápice do projeto agora com o envolvimento das crianças. O objetivo é realizar a coleta de lixo e desenvolver a consciência ambiental”, assinalou Jonas.


Quem também esteve na EMEF Nova Santa Cruz para ministrar a palestra “O meio ambiente pede socorro! O que podemos fazer?” foi a doutoranda em Oceanografia Ambiental Cristielli Sorandra, mostrando a importância da preservação ambiental e alertando sobre os graves problemas que o planeta terá de enfrentar daqui a alguns anos. A mensagem foi transmitida e a criançada parece que entendeu.


“Ela explicou que Ipanema no Rio poderá sumir do mapa”, lembrou Fabrício Emanuel da Silva Barbosa, de 10 anos.


O projeto das lixeiras em forma de flor começou a ser desenvolvido por um grupo de amigos em 2017. A praia de Santa Cruz recebeu as primeiras flores e cada uma com uma mensagem direcionada aos turistas e moradores do distrito.


Para que o projeto continue a render frutos a professora Lilian conta que gostaria de contar com doações para que os alunos possam produzir mais flores. Quem quiser doar tinta a óleo (ou automotiva que seca mais rápido) e madeira poderá procurar as professoras Lilian (EMEF Nova Santa Cruz) ou Ana Paula (EMEF Santa Cruz).


OPINIÃO DOS ALUNOS


Fabrício Emanuel da Silva Barbosa - 10 anos

“Foi muito bom para nós esse projeto. Vamos colocar uma lixeira na pracinha do nosso bairro (Nova Santa Cruz). Sabemos que irá ficar mais bonita e ajudará os moradores a ver todas as lixeiras”.


Hannah Alcântara Meireles Santos - 9 anos

“Achei a ideia muito legal. Muito melhor termos essas lixeiras para que o lixo não seja jogado nas ruas. Meus pais acharam as lixeiras muito bonitas. Morei em Jacaraípe e quando voltei para Santa Cruz me deparei com essas lixeiras lindas”.


Emanuel Arthur Rodrigues Vieira - 10 anos

“Achava ruim passar pela pracinha de Nova Santa Cruz e ver tanto lixo jogado nas ruas. Eram garrafas, papelão, sacos de biscoito Chips. Era preciso melhorar essa situação e agora todos poderão jogar o lixo na lixeira”.


Letícia de Oliveira Vieira - 9 anos

“Desta forma podemos ajudar a natureza, o meio ambiente, os animais. Não podemos jogar lixo no chão e essas lixeiras são bem informativas e bonitas. Gostei demais da ideia de fazer essas lixeiras”.


Wander Mariano de Jesus - 10 anos

“É muito interessante para ajudar o meio ambiente. Vemos muito lixo nas ruas. Temos que preservar. Assim podemos evitar que se jogue lixo nas praças, nas ruas, nas escolas, enfim, em locais públicos”.


Luiz Guilherme Reis da Silva

“Achei muito legal poder participar do projeto e ajudar a fazer as lixeiras. A primeira vez que vi as lixeiras foi fazendo um passeio. Elas são muito bonitas e poderão evitar que as pessoas joguem lixos nas praias, como acontece, às vezes, perto da minha casa”.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!