A fiscalização ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) está monitorando a situação da turfa que está em combustão desde o início do mês, numa área de mata no distrito de Santa Cruz. De acordo com o secretário da pasta, Edgar Allan Martins, a Semam vai continuar acompanhando a situação e em constante diálogo com o Corpo de Bombeiros.
“Nos últimos dias recebemos diversos relatos da situação. Na manhã desta sexta-feira (15) fomos até o local para uma vistoria, quando constatamos que se trata da queima de turfa, isto é, uma área com bastante matéria orgânica acumulada e de fácil combustão devido o intenso calor desta época do ano”, explicou o secretário de Meio Ambiente.
O biólogo Fabrício Rosa ainda reforça que a turfa é um material orgânico que se forma a partir do acúmulo de folhas, cascas e troncos de árvores e que, devido ao calor, se torna uma área fácil para queimada. “O incêndio ocorre no subsolo, por isso é difícil conter. É uma área cuja o cúmulo de matéria orgânica acontece por milhares de anos. O caso no distrito de Santa Cruz inclusive é semelhante com a situação que ocorreu no município da Serra em 2017”, ressaltou.
Em casos de emergência a população pode entrar em contato com a Fiscalização Ambiental através do número: 27 9 9971-4462.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
A fumaça desta turfa está deixando população doente eu mesma estou com falta de ar...Quando abro a porta de casa o mal cheiro de fumaça invade a casa,inalando está fumaça dia e noite...