Pelo menos dois locais da Orla de Aracruz terão ações de limpeza de praia e rio. O dia 21 de setembro, data que nacionalmente marca o Dia da Árvore, encerra a Semana Mares Limpos, evento mundial que é encabeçado pela Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente. Voluntários de Barra do Riacho e de Santa Cruz estarão em atividade para promover a retirada de lixo, principalmente plásticos.
Em Barra do Riacho, a turma da Ação CultBio e da Associação de Pescadores de Barra do Riacho estarão na ativa. O local escolhido para a limpeza é o Rio Riacho. O início da atividade será nas castanheiras, ao lado do estaleiro de barcos, a partir de 8 horas.
Cartaz de divulgação da ação na Barra do Riacho
“A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Ação CultBio é uma ação involuntária, mas totalmente necessária. Assim como ‘RESPIRA’. Essa iniciativa tem um ano em Barra do Riacho e é composta por oito jovens que querem TRANSFORMAR o mundo com ações com essa para sensibilizar o máximo de pessoas”, diz a mensagem convocatória dos voluntários de Barra do Riacho.
Já em Santa Cruz, voluntários convidados pela Comissão de Meio Ambiente de Santa Cruz (COMASC) contará com diversas atrações, além da limpeza da praia do distrito.
Para participar da ação de limpeza, além da alegria e boa vontade, é orientado que os participantes levem seus copos (não descartáveis) ou canecas, cangas ou cadeiras de praia.
Logo no início da manhã, a partir de 8h30, haverá um alongamento com a professora de educação física Renata Curto, da RC Studio Funcional.
Cartaz de divulgação da ação em Santa Cruz
A ONU Meio Ambiente organiza o evento “Mares Limpos” desde 2017. Este ano, as atividades tiveram início no dia 14 e se encerra neste sábado (21 de setembro) em todo país.
A ideia da ONU Meio Ambiente é que voluntários promovam ações de limpeza de praias, rios, córregos e parques.
“As informações sobre o lixo coletado serão divulgadas com o objetivo de sensibilizar governos e sociedade civil sobre o problema da poluição plástica”, informa a organização no site da ONU Brasil.
A primeira edição, em 2017, contou com a participação de 136 grupos em 16 estados brasileiros, tendo recolhido mais de 24 toneladas de lixo das praias.
Já a segunda edição, realizada no ano passado, os números caíram. De acordo com o informativo da ONU Brasil, o número de grupos participantes foi de 120, distribuídos em 13 estados. O volume recolhido não foi informado.
SERVIÇO
SEMANA MARES LIMPOS - ONU MEIO AMBIENTE
Onde: praia de Santa Cruz
Horário: 8h30
O que levar: copos/canecas não descartáveis, cangas, cadeiras de praia
Onde: castanheiras, ao lado do estaleiro de barcos na Barra do Riacho
Horário: 8 horas