A bancada do Espírito Santo vai cobrar da União e de órgãos federais - entre eles a Petrobras - soluções urgentes para remover os fragmentos de óleo que começaram a chegar no litoral capixaba no dia 7 de novembro. A decisão foi tomada em reunião dos parlamentares em Brasília, nesta terça-feira (12 de novembro). Conforme registros oficiais, no Estado, os vestígios de óleo já atingem 15 pontos de oito praias localizadas nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Linhares.
São preocupações da bancada, contou a senadora Rose de Freitas (PODE-ES), além do desastre ambiental, a saúde pública e economia local.
“As consequências na economia são enormes. Então, vamos procurar uma saída pelo lado técnico e tambeḿ compartilhar preocupações com a União. Nós temos muitas perguntas e queremos respostas”, enfatizou.
A senadora ressaltou ainda ser preciso verificar com a “Petrobras se existe alguma tecnologia capaz de ajudar a combater as consequências dramáticas desse óleo”.
“Queremos saber se a estatal procurou por técnicas especiais que possam evitar esses danos, os quais vão contaminar praias e trazer tantas consequências econômicas e para a saúde dos cidadãos”.
Coordenador da bancada capixaba, o deputado federal Da Vitória (Cidadania) assegurou que os parlamentares unirão forças para ajudar as cidades atingidas pelo óleo.
“Hoje deliberamos sobre avançar com a União o diálogo e também com os órgãos federais para que possam dar uma atenção muito maior a este problema. Um problema que não é só do nosso Estado: é do Brasil e também de todas as pessoas que esperam nossa ajuda”, afirmou.
Com informações da Assessoria de Comunicação da senadora Rose de Freitas (PODE)