Uma série de problemas ambientais são evitados quando a restinga é restaurada. Ciente disso e antes que o verão bata às portas, a Prefeitura de Fundão providenciou o cercamento da orla do distrito de Praia Grande.
De olho na preservação do ambiente litorâneo e da qualidade de vida das espécies marinhas, o gerente técnico Renato Curto Armini junto com o secretário de Transporte e Serviços Urbanos e também de Obras, Robson Cler, impuseram limites nas praias do município.
“O trabalho de cercamento contou com a participação também do Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Esta é uma forma de diminuir os impactos ambientais gerados, principalmente, pela ação humana”, apontou Robson Cler.
Com o cercamento, a restinga poderá fazer o seu trabalho de sedimentar a areia e evitar a erosão.
“As plantas barram o sedimento que o vento sopra da praia e, conforme a vegetação nativa desenvolve suas raízes, o volume arenoso é fixado. Deste modo, a faixa de areia das praias, com o plantio de vegetação nativa, é prioridade nas providências tomadas para a reabilitação do ecossistema”, explicou o técnico.
Prefeito Pretinho, de Fundão, e o secretário Robson Cler
Para o prefeito Joílson Nunes, o Pretinho, é uma questão de consciência ambiental deixar como legado de sua administração um feito que promoverá a restituição da vegetação nativa.
Qualquer denúncia de retirada da cerca e avanço sobre a vegetação poderá ser denunciada pelo número (27) 3267-1276.