Embora as chuvas ocorram ocasionalmente nos últimos dois meses, aquelas tempestades do final do ano passado, que atingiram vários municípios, causaram a queda de muitas árvores no Rio Fundão, na cidade de mesmo nome, no Norte do Espírito Santo.
E foi a Beira Rio, como é conhecido o local mais próximo do manancial, a região mais afetada com as quedas de árvores.
Na última semana, a Defesa Civil Municipal, com apoio de máquina da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a retirada dessas árvores.
Segundo o gerente Municipal de Defesa Civil, Valfran Nunes, o que mais chamou a atenção foi a quantidade de lixo jogada no rio.
“Eram sacolas de alimentos, litros descartáveis, plásticos, entre outros. O Rio Fundão é uma das maiores riquezas do município e muitas histórias são contadas, muitas lembranças. E hoje me deparo com atitudes inaceitáveis como esta”, lamentou o servidor municipal, referindo-se ao lixo jogado no rio.
A Defesa Civil Municipal aproveita para alertar que evitem jogar lixo no rio.
“Isso é crime. Não há necessidade de livrar do lixo desta forma, pois a Prefeitura Municipal passa em todos os bairros fazendo coleta de lixo”.
Nunes explicou que ainda existe uma boa quantidade de peixes no rio, e que por muitas vezes se vê alguém pescando tirando dele o alimento.
“Sem falar que é desse rio que toda a cidade é abastecida. Esse rio é nossa vida, preserve! A natureza agradece”, finalizou.