Uma cena inusitada e assustadora ocorreu no bairro São José próximo a uma igreja, em Fundão, na noite da última quinta-feira (11 de maio). Um enxame de abelhas assustou moradores e transeuntes que passavam por perto de uma palmeira em uma rua do bairro.
O gerente Municipal de Defesa Civil, Valfran Nunes, teria recebido uma ligação de moradores informando que o enxame estava atacando pessoas que passavam pela palmeira.
Valfran logo se prontificou em acionar um parceiro e voluntário da Defesa Civil, o apicultor Zezinho do Mel, como é conhecido, para a retirada do enxame.
“Zezinho do Mel é um apicultor que sempre se voluntaria a nos atender”, contou o gerente da Defesa Civil de Fundão.
Valfran Nunes explicou ainda a importância da comunidade acionar os órgãos competentes para o atendimento em ocasiões extremas como essa.
“O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, enfim, é muito importante também a preservação do enxame”, apontou Valfran.
O técnico Fabian Rabelo Teixeira, que é extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Linhares, já explicou sobre a importância das abelhas em matérias do instituto.
“É importante na produção de um alimento nutritivo, como é o mel, e ainda tem um papel ecológico ao realizar a polinização, garantindo a produção de frutos e sementes”, disse ele em matéria disponível no site da autarquia estadual.