Preparem o fôlego porque “um dia no parque” na APA Costa das Algas e RVS de Santa Cruz será de muita alegria e força nas braçadas para a Remada Ecológica, que acontecerá no próximo domingo (23 de julho), a partir de 8 horas, com saída em frente ao Supermercado Viração, na avenida Piraqueaçu.
Além de alegria e disposição, é aconselhável levar água e frutas para sua hidratação e alimentação.
Segundo divulgação do grupo intitulado Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza - “Unidos Cuidamos” -, alguns parceiros disponibilizarão equipamentos para empréstimo, e o público será convidado a participar voluntariamente”.
Não é preciso se inscrever, porém na hora do evento será necessário um credenciamento para evitar tumultos.
Ainda durante a Remada Ecológica, será explicado que a praia onde o evento será realizado faz parte de uma Unidade de Conservação (UC).
De acordo com o ICMBio, as duas UC’s são federais e estão inseridas no Bioma Mata Atlântica, compreendendo mais 90% de área marinha, contando ainda com ecossistemas de manguezal e restinga.
Ainda segundo o site do órgão federal, a APA Costa das Algas “é uma unidade de conservação da categoria de unidades de Uso Sustentável, ou seja, tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais; o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz é uma unidade de conservação da categoria de unidades de Proteção Integral, cujo objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recurso naturais.
Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada da APA Costa das Algas e RVS Santa Cruz, o analista ambiental Fernando Repinaldo, a data de 23 de julho para a campanha nacional “Um domingo do parque” refere-se à data de promulgação da Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
“Vão acontecer outras atividades em Aracruz, além da Remada Ecológica. Serão atividades na Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi, Inauguração da escadaria de acesso à Praia de Gramuté, que foi uma reivindicação dos moradores locais. Para que a Prefeitura de Aracruz fizesse essa escadaria, foi necessário aprovação do ICMBio, desde que se cumprissem algumas condicionantes como colocação de lixeiras e placas informativas”, detalhou Fernando.
FIQUE POR DENTRO
Campanha: Um domingo no parque
Local de saída da Remada Ecológica: Supermercado Viração, em Santa Cruz
Horário: 8 horas
Municípios capixabas onde haverá atividade: Aracruz, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Guarapari, Linhares, Muqui, Pinheiros, Santa Teresa, Sooretama e Vargem Alta.