Durante visita realizada na tarde desta sexta-feira (10 de novembro) à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o senador italiano Fausto Longo garantiu que a agência do Consulado Italiano será instalada no Espírito Santo.
"A chance é 100%. A agência será instalada inevitavelmente. Mais de 60% da população do Espírito Santo tem descendência italiana e isso já obriga o governo italiano a oferecer serviços de qualidade para essas pessoas. Além disso o Estado é um ponto estratégico para a Itália pois além de ter um mercado propício a consumir os produtos fabricados no país, possui uma infraestrutura portuária muito robusta", destacou.
O senador ressaltou, porém, que a Itália está em um momento de instabilidade política e econômica e, por isso, não há prazo para que o projeto se concretize.
Atualmente os capixabas têm muita dificuldade para fazer o agendamento do pedido de cidadania no Rio de Janeiro e, quando conseguem, demoram mais dois anos para conseguir o documento. Porém, caso haja um consulado aqui no Estado, esse prazo deverá ser reduzido à metade. O senador disse ainda que além desses serviços, outros também serão instalados, como aulas de idioma, ações de difusão da cultura e tramitação de pensões para italianos que moram no Estado.
A comunidade italiana no Espírito Santo é a maior do Brasil em proporção ao número de habitantes, tanto que mais de vinte mil capixabas terão direito a voto no próximo pleito que vai eleger um novo parlamento na Itália.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação das Indústrias do Espírito Santo