O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) exibiu as instalações do seu Hullshop, ou seja, das suas Oficinas Integradas, que são as mais modernas do país para atender a indústria naval e offshore.
A apresentação aconteceu durante a manhã desta quinta-feira (24 de maio) e contou com a presença do governador Paulo Hartung, que relembrou, durante a solenidade, sua articulação junto ao Governo Federal e aos representantes da Jurong em Singapura para viabilizar a instalação do estaleiro em Aracruz. Paulo Hartung também afirmou que o Governo do Estado está articulando junto à União medidas para reduzir o custo de operação do estaleiro e, consequentemente, garantir competitividade junto ao mercado internacional e gerar empregos e renda.
"Hoje temos a oficina mais moderna do nosso país. Isso toca a nossa alma pela construção que fizemos, além disso, a competitividade é um tema importante. Ninguém precisa ter vantagens, mas precisamos ter isonomia competitiva global para o Estaleiro Jurong. O custo do Brasil não pode ser uma pedra no caminho deste importante projeto. Fico feliz em ver que temos quatro mil trabalhadores e, principalmente, um diálogo da empresa que respeita e prioriza a comunidade do entorno", ponderou.
Hartung também agradeceu pela retomada do programa de trainee da empresa em Singapura.
"Precisamos ajudar o país a encontrar um rumo. Não tenho dúvida que o Estado é exemplo. Não fomos pelo caminho fácil do populismo, seguimos o caminho certo com as contas em dia e inovando em políticas sociais. Registro meu agradecimento em nome dos capixabas pela retomada deste programa que qualifica e dá esperança para os nossos jovens", destacou.
O presidente do estaleiro, Altar Houssain, anunciou a continuidade do programa de treinamento com capixabas em Singapura e ressaltou que a empresa tem condições de gerar muito mais oportunidades de trabalho. "A nossa empresa pode gerar muitos empregos. Hoje temos mais de três mil trabalhadores, mas podemos gerar mais, e queremos usar a capacidade total do estaleiro", afirmou.
Durante o evento o governador Paulo Hartung e Altar Houssain acionaram o equipamento de corte de chapa de aço para a construção de módulos de plataformas. A mais nova a ser construída no estaleiro é a P-71, para a Petrobras.
SAIBA MAIS
A oficina de casco do Estaleiro Jurong Aracruz, abrigada em uma área coberta de 80.000 m² e uma área total de 91.000 m², é uma instalação de fabricação de última geração com capacidade de processamento de aço de mais de 4 mil toneladas por mês.
O Hullshop é voltado para a construção de uma variedade de perfis, blocos e estruturas para a indústria naval e offshore. É equipado com uma linha completa de máquinas automatizadas de corte e montagem para a construção de grandes estruturas tubulares e bobinas de tubulação.
Além disso, a oficina também é capaz de construir estruturas de aço para diferentes segmentos de mercado, como construção de pontes.
Outras instalações auxiliares incluem uma câmara de hidrojateamento e uma oficina de pintura. Ao todo, esses workshops oferecem aos clientes uma gama completa de serviços integrados de engenharia e fabricação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento