O município de Aracruz não contou com a participação de vereadores no XIII Encontro Nacional de Vereadores que acontece desde a última segunda-feira (28 de maio) e se encerra nesta quinta-feira (31 de maio), no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES).
Os parlamentares do município do Norte do Espírito Santo deixaram de acompanhar temas como "O Vereador - Parlamentar, Político, Legislador"; "Processo Legislativo - Atuação das Comissões Temáticas"; e "A Criminalização da Política e do Serviço Público. Educação para a Cidadania no Brasil", entre outros.
O presidente da Câmara de Aracruz, Alcântaro Filho, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não participou de tal evento porque o encontro acontece durante a semana, período de expediente regular na Câmara Municipal. Ele explicou ainda que durante o período de realização do Encontro Nacional de Vereadores teria que presidir a sessão ordinária de segunda-feira (28 de maio) e a extraordinária que foi realizada nesta quarta-feira (30 de maio), além de ter agendas administrativas e demais compromissos previamente firmados.
A assessoria de Comunicação da Casa de Leis procurou saber se os outros vereadores teriam participado do evento, mas houve a negativa de todos.
O XIII Encontro Nacional de Vereadores acontece paralelamente ao XXXIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais. Ambos foram organizados pela Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais. Nesta quinta-feira os eventos serão finalizados com a elaboração da Carta de Vitória.